Enem: Piên disponibiliza ônibus para estudantes

Foto: CADU ROLIM/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Nos próximos domingos, dias 17 e 24, estudantes de todo o Brasil irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio. Apesar do Enem 2020 ter sido adiado para janeiro deste ano, as provas ainda acontecem em meio a pandemia do novo Corona Vírus, o que obrigou uma série de protocolos de segurança para a sua realização.

Na região, as provas serão aplicadas na cidade de São Bento do Sul-SC, e alunos do Piên aptos a participar terão transporte gratuito oferecido pela Prefeitura de Piên. O ônibus com os estudantes sairá neste domingo às 11h15 de frente ao Colégio Estadual Frederico Guilherme Giese, e às 11h30 do Colégio Estadual Alfredo Greipel Junior. 

Neste ano o Inep, instituto responsável pela realização das provas, antecipou a abertura dos portões em 30 minutos. Portanto os portões dos locais de realização dos testes terão abertura às 11h30 e fechamento às 13h. Já o início das provas será 13h30 com limite máximo para término às 19h.

O que levar?

Para a realização do Enem 2021, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, itens obrigatórios também nos exames anteriores, o candidato deve ir com máscara de proteção facial. Os participantes que não estiverem com o item de segurança não poderão ingressar no local de prova.

Candidatos com Covid-19: o que fazer?

Candidatos que estejam acometidos de Covid-19 ou de outras doenças infectocontagiosas não devem fazer a prova. Eles poderão solicitar a reaplicação do Enem, que acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro. Quem estiver doente deve comunicar a condição, antes da realização das provas, acessando a Página do Participante na internet ou pelo telefone 0800-616161.

Protocolos de segurança

Dentro de sala, os estudantes deverão permanecer com a máscara durante toda a realização do exame. O edital prevê que a máscara deve ser usada da maneira correta, cobrindo o nariz e a boca. Caso isso não seja feito, o participante será eliminado. Os candidatos poderão levar máscaras para trocar durante a aplicação, seguindo a recomendação de especialistas da área de saúde.

Outra regra é o distanciamento social. As salas, de acordo com o Inep,  estarão com 50% da capacidade. Os colaboradores do Enem também deverão possibilitar o máximo de ventilação natural nos ambientes. As pessoas consideradas de grupos de risco (idosos, gestantes e pessoas com doenças respiratórias ou que afetam a imunidade) ocuparão salas com no máximo 25% da capacidade máxima. Ainda de acordo com o Inep, esses participantes já foram previamente identificados na base de inscritos e alocados nas salas especiais.

Veja também...