DestaquePolíticaQuitandinhaÚltimas Notícias

Ely Eunice receberá título de cidadã honorária de Quitandinha

O vereador Amir Lemos apresentou a proposta que foi aprovada em uma única votação, por unanimidade na Câmara

Senhora Ely Eunice: desde 1978 prestando serviço à comunidade de Quitandinha

Por Léo Souza

Em reconhecimento ao notório trabalho de voluntariado desenvolvido em prol da Comunidade Quitandinense junto à Paróquia Bom Jesus da Cana Verde, Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde há mais de 41 anos, o vereador Amir Ribeiro Lemos (PEN) apresentou um projeto para que seja concedido o Título de Cidadã Honorária à Senhora Ely Eunice Prohmann Train.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos nove vereadores presentes em uma única votação na sessão de quarta-feira (4). A Cidadania honorária é um título de honraria que uma pessoa de importância recebe de alguma localidade. O título de cidadão equipara a pessoa homenageada a uma adoção oficial. A pessoa agraciada passa a ser um irmão, um conterrâneo, uma pessoa da terra natal.

A senhora Ely Eunice Prohmann Train  nasceu em São Matheus do Sul (chamada de capital polonesa do Estado do Paraná), em 1936, depois se mudou junto com a sua família para Rio Negro (PR). Assim que casou, ela fixou residência na cidade Quitandinha com a sua família. Poucos lembram, mas o primeiro restaurante na rodovia BR-116, na Região de Quitandinha, denominado Restaurante Sombreiro, atualmente Mercado Moura, foi da senhora Ely Eunice.

A partir de 1978, a senhora Ely iniciou o grande trabalho na Comunidade Quitandinense junto à Paróquia Bom Jesus da Cana Verde, Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde. Durante as festas da Paróquia, a senhora Ely era responsável por cozinhar e servir os pratos aos presentes, além de cuidar de forma gratuita do patrimônio da Paróquia.

Ela ingressou na Pastoral da Saúde, onde até hoje realiza os trabalhos voluntários de massagens, chá, ervas medicinais e pomadas naturais para prevenção de doenças e melhora na qualidade da alimentação. Ela também é responsável pela fundação da Pastoral da Criança, onde há oito anos também executa  trabalhos voluntários de auxilio à saúde das crianças do município. “Ela mede, pesa e acompanha a carteira de vacinação de todas as crianças e serve o tradicional lanche de forma gratuita”, enumerou Amir Lemos.

Há 25 anos, a senhora Ely criou em Quitandinha o Clube da Amizade, formado por um grupo de senhoras que se reúnem semanalmente para realizar atividades ocupacionais, como crochê e bordado. “É mais um trabalho para elevar a autoestima e melhorar a qualidade de vida das senhoras da nossa cidade”, destacou Amir Lemos.

Vereador Amir Lemos: reconhecimento aos relevantes serviços prestados pela Senhora Ely

 

Senora Ely realiza trabalho voluntário na Paróquia Bom Jesus da Cana Verde, Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde

Imagem: Redes sociais da Senhora Ely Eunice e do vereador Amir Rineiro Lemos

Tags
Continuar lendo

Artigos Relacionados