Domingo é dia de escolher prefeitos e vereadores

 Domingo é dia de escolher prefeitos e vereadores
Spread the love

Votação será abertas as 7 horas e vai até as 17 horas (Imagem Divulgação)

Neste domingo, eleitores de todo o Brasil, irão as urnas para escolher prefeitos e vereadores. Em princípio, o pleito seria em 4 de outubro, mas por causa do coronavírus, ficou para este domingo, dia 15. Já onde houver segundo turno, que são as cidades somente com mais de 200 mil eleitores, a votação será no dia 29 de novembro. Nos municípios sob jurisdição da 144ª Zona Eleitoral, com sede em Fazenda Rio Grande, que são Mandirituba, Piên, Agudos do Sul e Fazenda, estão aptos a votar, 110.773 eleitores. O maior domicilio é Fazenda Rio Grande, com75.330 votantes. Foram cancelados nas quatro cidades, 17.457 títulos.

Para evitar a aglomeração de pessoas, que contribui para a disseminação do vírus, a Justiça Eleitoral ampliou o horário de votação e planejou uma série de medidas para garantir a segurança de todos os eleitores. Além disso, sair de casa com os documentos necessários, no horário certo e sabendo seu local de votação também é uma forma de se proteger, pois a votação é mais rápida, evitando filas e diminuindo a exposição. Vale lembrar que o voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos e pessoas com mais de 70 anos.

O horário de votação foi ampliado por conta da pandemia da Covid-19. Os eleitores poderão comparecer às urnas de 7h às 17h. Importante destacar que o horário entre 7h e 10h é preferencial, para pessoas acima de 60 anos. O eleitor deve levar um documento oficial com foto, como carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação. Deve levar também o título de eleitor, já que nele constam informações sobre a zona e a seção eleitoral. Certidões de nascimento ou de casamento não valem como prova de identidade na hora de votar.

O eleitor pode votar sem o título eleitoral, mas deve saber o local de votação para pode votar. Neste caso, deve apresentar um documento oficial com foto. Para consultar o local de votação, acesse Título de eleitor. Você também pode baixar o e-Título, encontrar informações e muito mais. Para consultar o local de votação, acesse Título de eleitor. Preencha seus dados em todos os campos. Depois, escolha consultar pelo nome ou pelo título eleitoral. Vale ressaltar que é necessário que os dados informados estejam conforme o cadastro eleitoral, ou seja, de acordo com os dados fornecidos quando da emissão do seu título eleitoral.

Eleitor deve tomar todos os cuidados sanitários para votar, como não sair de casa sem máscara, levar caneta própria. A justiça eleitoral pede para que o votante leve os nomes e números dos candidatos. Na fila, manter distância mínima de um metro e evitar contato físico com outras pessoas. Se possível, não levar crianças e acompanhantes. Não deixar para votar na última hora; respeitar o horário preferencial das 7h às 10h para maiores de 60 anos; limpar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar; nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer atividade que exija a retirada da máscara; permanecer no local de votação apenas pelo tempo suficiente para votar; se estiver com febre, ficar em casa. (Fonte: Justiça Eleitoral)

oreporter

Related post