Cotia: moradores dos bairros que abrangem a região participam de pré-conferência, propostas aprovadas serão apresentadas na 14ª Conferência Municipal de Saúde

(Por Alexandre Torres Jr com informações do Departamento Estratégico de Ações em Saúde (Sems) / Foto: Divulgação / Prefeitura SJP)

O Conselho Local de Saúde da região Cotia, em São José dos Pinhais, realizou na última terça-feira (31) uma pré-conferência para ouvir e levantar, com os moradores dos bairros que abrangem a região (usuários dos Sistema Único de Saúde – SUS), propostas de 15 (quinze) eixos temáticos que serão apresentadas e discutidas novamente, em outubro, na 14ª Conferência Municipal de Saúde. Na ocasião, delegados que representarão a região na conferência municipal também foram eleitos pelos moradores.

Por causa da pandemia de Covid-19 (novo Coronavírus), a pré-conferência teve restrição no número de pessoas presentes e a utilização de máscara foi obrigatória. Os moradores puderam acompanhar tudo ao vivo pelo YouTube, a pré-conferência foi transmitida online.

Coordenada pela Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Saúde (formada por conselheiros do Conselho Municipal), a pré-conferência da região Cotia é o nono (9º) entre vinte e nove (29) encontros e etapas locais que estão sendo realizadas em toda a cidade com objetivo de oferecer um serviço público de Saúde cada vez melhor. Para isso, a pré-conferência ouve segmentos da sociedade – usuários, trabalhadores, gestores e prestadores de serviço – em diferentes localidades do município, apurando demandas e necessidades.

Instância superior com poder deliberativo (Lei nº 8.142/1990), a 14ª Conferência Municipal de Saúde será transmitida ao vivo – em plataforma online – por causa da pandemia de Covid-19. A transmissão acontecerá a partir das 18h30, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, e poderá ser acessada através deste link www.cmsjp.pr.gov.br/tvcamara. Acompanhe e participe.

Veja também...