Comerciantes pedem normalização do sistema de transportes

 Comerciantes pedem normalização do sistema de transportes
Spread the love
Para comércio voltar a funcionar, frota precisa funcionar 100 por cento

Da Assessoria

O presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gilson Santos participou, na tarde desta terça-feira (29), de uma vídeo conferência com transmissão ao vivo, realizada pela Associação Comercial do Paraná (ACP), com o objetivo de debater o funcionamento do comércio e o sistema de transporte coletivo, na atual pandemia.

Segundo o presidente da ACP, Camilo Turmina, “aos poucos o comércio está retomando suas atividades e o sistema de transporte precisa fazer frente à esta demanda”. Ele destacou porém que a ACP tem buscando incentivar o retorno do comércio das 10h às 16h. “Além de possibilitar a redução de custos por parte dos comerciantes, a medida poderá ajudar a desafogar o transporte coletivo nos horários de pico”, destacou Turmina.

O presidente da Comec, Gilson Santos, afirmou que a oferta de ônibus é suficiente para atender a população mas que a demanda concentrada nos horários de pico passa a impressão de lotação. “Precisamos da compreensão de empresários, empregadores e usuários, de que a flexibilização do horário neste momento é fundamental. Se olharmos nossos ônibus a partir das 9h00 eles andam praticamente vazios. Precisamos que essa demanda esteja melhor distribuída ao longo do dia”, explicou ele. O presidente da Urbs Ogeny Pedro Maia Neto também esteve presente no debate e destacou que ainda vivemos um momento de incertezas. “Estamos reabrindo alguns comércios, mas precisamos ter muita cautela para que no futuro não tenhamos que fechar novamente. E para isso precisamos de medidas inteligentes. Evitar a aglomeração é uma delas sem esquecer das demais medidas de proteção como uso de máscaras, álcool gel e até mesmo a utilização do comercio local, evitando ao máximo o deslocamento de pessoas”. Participaram da reunião também outros representantes de associações comerciais de várias cidades do Paraná.

oreporter

Related post