Com foco no planejamento estratégico, Corpo de Bombeiros ganha novo comandante

 Com foco no planejamento estratégico, Corpo de Bombeiros ganha novo comandante
Spread the love
Ratinho Junior dá posse ao coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior (Da Assessoria da AEN)

AEN PR

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou, nesta segunda-feira (8), em Curitiba, da passagem de comando do Corpo de Bombeiros do Paraná. Há mais de 30 anos na corporação, o coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior assume o posto de comandante-geral no lugar do coronel Gerson Gross, que tinha sido empossado em janeiro deste ano e agora segue para a reserva remunerada. Ratinho Junior elogiou o trabalho do coronel Gross ao longo do último ano, principalmente com relação ao planejamento estratégico que deve guiar o trabalho dos Bombeiros e da Polícia Militar nos próximos 15 anos, o qual ele ajudou a elaborar. Ele também desejou um bom trabalho ao coronel Vasco na condução desse processo. “O Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais sérias e respeitadas do nosso Estado. A população paranaense reconhece o bom trabalho prestado por esses homens e mulheres, que arriscam suas vidas para salvar a vida de outras pessoas”, afirmou. “As novas diretrizes que serão tomadas nos próximos anos serão essenciais para tornar o Corpo de Bombeiros uma instituição cada dia mais moderna, preparada e qualificada para bem servir à população”.

O coronel Gross explicou que, além do planejamento com objetivos e metas que devem ser implantados nos próximos anos, outros trabalhos voltados para a estrutura da corporação foram desenvolvidos na sua gestão. “A ideia é que haja uma continuidade do serviço para fazer com que o Corpo de Bombeiros fique melhor a cada ano”, disse.

Entre os exemplos está a criação do Conselho Superior de Gestão Estratégica do Corpo de Bombeiros, um colegiado de oficiais que auxiliam na tomada de decisões do comandante, e da Divisão de Desenvolvimento Institucional, responsável por definir as metodologias de projetos voltados para o crescimento da instituição. Ele também destacou a iniciativa do Governo do Estado de implantar a Diária Extrajornada, que reforça a presença dos militares nos trabalhos operacionais. “Buscamos valorizar os nossos bombeiros, melhorando as condições de trabalho tanto com a diária extrajornada, como com a entrega de equipamentos mais modernos”, ressaltou.

PLANEJAMENTO – O planejamento estratégico estabelecido para a corporação, salientou o coronel Vasco, deve ampliar o atendimento no combate a incêndios e na busca e salvamento. “A credibilidade do Corpo de Bombeiros é baseada na nossa essência, que é salvar vidas e zelar pelo patrimônio”, afirmou o novo comandante. “É um orgulho estar hoje no comando da corporação, tendo a certeza de que os bombeiros sempre continuarão buscando a excelência dos seus trabalhos em prol da sociedade e da vida”, disse. O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, ressaltou que a elaboração das metas e resultados permite um acompanhamento mais eficaz na gestão da corporação. “O planejamento dos próximos 15 anos está todo documentado para ser executado pelo comando. A secretaria dará todo apoio para que as metas e desempenhos sejam alcançados, para fortalecer a estrutura do Corpo de Bombeiros”, destacou.

CURRÍCULO – Natural de Curitiba, Vasco ingressou no Corpo de Bombeiros em 1990, quando iniciou o curso de formação de oficiais da Academia Policial Militar do Guatupê. Passou, ao longo dos anos, por diversos cursos de aperfeiçoamento.

É formado em Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná e tem especializações nas áreas de Segurança Pública (Unisul), Administração com ênfase em Segurança Pública (Facear) e em Gestão Pública com ênfase na atividade de Bombeiro Militar (Udesc).

No Corpo de Bombeiros do Paraná já ocupou os cargos de chefe da Defesa Civil do 6° Grupamento de Bombeiros, em São José dos Pinhais; chefe de Relações Públicas e Comunicação Social; do Centro de Operações; da Seção de Logística e Administração; da Seção de Pessoal, além de ter estado à frente do 1o Comando Regional de Bombeiro Militar e do Estado-Maior da corporação.

oreporter

Related post