Bombeiros retomam buscas por operador de retroescavadeira que foi soterrado, em aterro sanitário de Fazenda Rio Grande

 Bombeiros retomam buscas por operador de retroescavadeira que foi soterrado, em aterro sanitário de Fazenda Rio Grande
Spread the love
Retroescavadeira caiu em aterro sanitário de Fazenda Rio Grande e operador foi soterrado — Foto: Defesa Civil de Fazenda Rio Grande

G1 Paraná

Após mais de 36 horas do acidente, o Corpo de Bombeiros retomou as buscas em um aterro sanitário de Fazenda Rio Grande por um operador de retroescavadeira que foi soterrado. O acidente aconteceu no final da tarde de sábado, dia 25, quando o homem trabalhava no local e caiu com o maquinário em um barranco do aterro, no bairro Santa Terezinha.

As buscas chegaram a ser interrompidas na noite de domingo (26) e foram restabelecidas por volta das 7h desta segunda-feira (27). Até a publicação desta reportagem, o trabalhador não havia sido encontrado. No início da noite de sábado, os bombeiros foram ao local, mas havia pouca iluminação e difícil acesso, o que impossibilitou a entrada das equipes. Na madrugada de domingo, eles conseguiram acessar o monte do aterro pela parte de baixo.

As equipes informaram que o local é de risco, com poças de chorume e muitos gases. De acordo com a Defesa Civil, os dejetos deslizaram e soterraram a estrada que passa no local e parte da área de mata que fica do outro lado da via. Veja na imagem, abaixo:

Chorume e gases dificultam o acesso das equipes ao local  — Foto: Defesa Civil de Fazenda Rio Grande
Chorume e gases dificultam o acesso das equipes ao local — Foto: Defesa Civil de Fazenda Rio Grande

Ainda no domingo, a Defesa Civil informou que uma máquina foi localizada, mas não era o equipamento em que estava o condutor.

Instituto Água e Terra analisa situação do aterro

O Instituto Água e Terra (IAT) disse que enviou equipes ao local do acidente para avaliar possíveis danos ambientais causados no lençol freático. O órgão informou que está analisando as amostras para conclusão dos resultados.

Ainda segundo o instituto, em relação à licença ambiental do local, “a empresa solicitou a renovação, realizada a cada dois anos, conforme exigência do órgão ambiental. Ao pedido da empresa, o IAT solicitou complementação e apresentação do laudo geotécnico dessa área”.

A empresa, conforme informado pelo instituto, poderia continuar com as operações, por estar em dia com a licença, apesar de estar no prazo de solicitar renovação, o que está sendo analisado pelo IAT, que pediu mais complementações.

Empresa presta apoio

A empresa Estre Ambiental, responsável pelo aterro onde o acidente aconteceu, informou que houve um “descolamento de talude em seu aterro sanitário” e que acionou, de imediato, o Corpo de Bombeiros e as demais autoridades responsáveis, que se deslocaram para atendimento à ocorrência.

De acordo com a empresa “a prioridade total neste momento está em prestar socorro a um colaborador terceirizado que trabalhava na unidade, bem como dar assistência a seus familiares”.

A Estre reforçou que, desde o ocorrido, está colaborando de forma irrestrita com as autoridades competentes, que já se encontram no local, para apurar e entender as causas e impactos da ocorrência.

Bombeiros trabalham em buscas para localizar operador de retroescavadeira que foi soterrado em aterro sanitário de Fazenda Rio Grande — Foto: Gilberto Teckla
Bombeiros trabalham em buscas para localizar operador de retroescavadeira que foi soterrado em aterro sanitário de Fazenda Rio Grande — Foto: Gilberto Tecklahttps

A Prefeitura de Fazenda Rio Grande também informou que acompanha as buscas e que disponibilizou máquinas para a operação.

O município disse em nota que concentra todos os esforços para encontrar o operador e prestar assistência à família. A Defesa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente também acompanha as ações.

oreporter

Related post