Shoppings de Curitiba abrem hoje com restrições

 Shoppings de Curitiba abrem hoje com restrições
Spread the love
Com limitações, shoppings abrem a partir desta segunda-feira

Assessoria

Os shoppings, centros comerciais e galerias de Curitiba reabrem hoje após a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) liberar o funcionamento com uma série de regras paraevitar a propagação do vírus Covid-19. No “novo normal”  dos shoppings, não é permitido por exemplo a entrada de idosos, gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças com menos 12 de anos e nem provar roupas ou sapatos nas lojas.  O horário de funcionamento também foi reduzido, das 12 às 20 horas. O ‘novo normal’ também prevê um movimento 70% menor que o registrado anteriormente à pandemia e uma permanência do consumidor de no máximo 40 minutos nos shoppings, segundo a própria Associação Comercial do Paraná (ACP).

A normativa que liberou o funcionamento dos shoppings dedicou um capítulo à parte para orientar o funcionamento praças de alimentação, que também não lembrará em nada como funcionava antes da pandemia de coronavírus. Uma equipe específica deverá ser encarregada de controlar o acesso, uso de mesas e permanência dos clientes nesses locais. O texto destaca a proibição do fornecimento/comercialização de alimentos e bebidas na modalidade autosserviço (self-service). Fica vedada também a venda de bebidas alcoólicas.Para garantir a segurança dos consumidores, as mesas precisam estar separadas por uma distância de 2 metros, sendo limpas e desinfectadas antes e após o uso. O compartilhamento é sugerido apenas em casos em que as pessoas têm um convívio próximo. Mesas que não podem ser acessadas pelo público necessitam estar claramente sinalizadas e demarcadas. Ainda assim, a orientação da SESA é para que, sempre que possível, seja evitado o consumo de alimentos no local.

A reabertura dos shoppings no Paraná e em Curitiba acontece depois de uma forte pressão da Associação Comercial do Paraná (ACP), que alega demissões no setor após 50 dias fechado. “Entendemos que a preocupação com a saúde da população é a prioridade dos governantes, mas não podemos deixar de ressaltar que os shopping centers encontram-se fechados há mais de 50 dias, gerando prejuízos enormes a uma grande quantidade de empresários e que esses prejuízos podem se transformar em fechamento definitivo de estabelecimentos comerciais e desemprego generalizado”, disse o presidente da ACP, Camilo Turmina, em nota enviada à imprensa.

Para a ACP, não haverá aglomerações, visto que o comércio de rua reaberto desde 17 de abril, tem tido um movimento de cerca de 30% do normal. “Não incentivamos a ‘corrida’ aos shopping centers, que nas cidades onde já funcionam, demonstraram uma mudança de comportamento do consumidor, que agora tem uma permanência média de cerca de 30 a 40 minutos, contra 2h30 em tempos normais. Nas seis cidades paranaenses onde os shopping centers já estavam abertos, tem havido uma redução de 70% no número de consumidores. Sabemos que a situação para o comércio é preocupante com a queda de consumo, mas a reabertura era necessária para não encerrarmos definitivamente as atividades de um grande número de micro e pequenos comércios”, afirmou ele.

O superintendente do Shopping Crystal, Patrick Gil, que também reabre nesta segunda, destaca sua expectativa que o fluxo aumente gradualmente, conforme a população for se sentindo segura com a evolução de tratamentos e vacinas, que vão se mostrar cada dia mais eficazes. “O que vem ocorrendo em outras cidades é uma redução relevante no fluxo diário, redução do tempo médio de permanência e aumento do ticket médio de cada compra, ou seja, as pessoas estão indo ao shopping de forma objetiva e comprando logo tudo que precisam. Como temos muitas empresas no entorno é provável que ocorra uma maior concentração do fluxo durante o almoço e já adequamos a nossa praça de alimentação para preservar a todos os consumidores prevendo essa possibilidade”, prevê ele.

 

oreporter

Related post