Governo do Estado instala escritório de reconstrução uma semana após devastação em Rio Bonito do Iguaçu

4 Min Read

Uma semana depois dos três tornados que destruíram cerca de 90% do Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, o Governo do Estado instalou nesta sexta-feira (14) o Escritório de Reconstrução Acelerada (ERA). A base, ligada à Secretaria das Cidades, será comandada por Valdomiro Hrysay e funcionará como ponto central das operações de limpeza, restabelecimento de serviços e planejamento das obras. Durante a visita, o secretário das Cidades, Guto Silva, também anunciou a assinatura de um acordo de cooperação com a ONU, por meio da Organização Internacional para as Migrações (OIM), que vai incorporar metodologias internacionais ao processo de reconstrução.

Os serviços essenciais de energia, água, telefonia e internet já foram restabelecidos, e o abastecimento de insumos e medicamentos nas unidades de saúde locais e regionais está sendo monitorado. Técnicos do Estado e do município seguem avaliando danos em prédios públicos, incluindo escolas, creches, a prefeitura e a rodoviária, etapa que servirá de base para os projetos de reconstrução.

A recuperação das moradias avança com a conclusão dos laudos técnicos elaborados por mais de 140 engenheiros voluntários. Os documentos, que detalham os danos em cada imóvel, são fundamentais para o pagamento do auxílio emergencial de até R$ 50 mil por família. Paralelamente às reformas, o governo iniciou a construção de 320 novas casas, sendo 200 em terrenos já ocupados e outras 120 em uma área disponibilizada pela prefeitura. A expectativa é que aproximadamente 40 unidades pré-fabricadas comecem a ser montadas já na próxima semana.

No tocante econômico, o governo trabalha com bancos de fomento na criação de linhas de financiamento com juro zero e carência ampliada para apoiar comerciantes e pequenos negócios. A partir de segunda-feira (17), o Sebrae-PR dará início à elaboração de um plano de recuperação econômica, com ações para reorganizar o ambiente comercial, sustentar empregos e renda e evitar o êxodo de moradores após a tragédia. Segundo Guto Silva, esse plano será decisivo para reativar a economia local.

As aulas na área rural do município serão retomadas na segunda-feira (17). Das sete escolas estaduais, seis ficam no campo; na rede municipal, cinco das nove unidades também estão fora da área urbana. Para garantir o transporte de cerca de 900 estudantes, 14 novos ônibus chegaram ao município. Em visita ao colégio do Pinhalzinho, que não foi atingido, Guto Silva afirmou que a prioridade é concluir o ano letivo sem prejuízos aos alunos.

O grande número de voluntários mobilizados também levou o Estado a organizar postos de triagem e orientação, sob coordenação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Em parceria com a Prefeitura de Rio Bonito do Iguaçu e o CIDI (Cidade Digital), o governo lançou um aplicativo que integra cadastros de voluntários e doações, facilitando o envio de recursos e a atuação das equipes. Segundo o secretário, a ferramenta ajuda a otimizar esforços e garantir que todos saibam onde sua colaboração é mais necessária.

Guto Silva destacou que o apoio da ONU permitirá aprimorar protocolos emergenciais e criar referências para enfrentar futuros eventos extremos. O secretário apresentou ainda um balanço das primeiras ações realizadas, como a remoção de grandes volumes de entulho, o que possibilitou a liberação de vias e facilitou o trabalho das equipes. 

Share This Article