Exposição “Livros de Terra” valoriza produção artística de professoras da rede municipal

2 Min Read

Até dia 29 de outubro é possível visitar a exposição itinerante “Livros de Terra” na Galeria Municipal de Artes de São José dos Pinhais. A mostra reúne trabalhos de professoras da rede municipal de ensino e é resultado do projeto de extensão Espaços em Comum: práticas artísticas em cerâmica, promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A exposição “Livros de Terra” é fruto das oficinas desenvolvidas pela universidade com 48 professoras da rede municipal, que puderam experimentar técnicas diversas e transformar suas vivências em expressões visuais. Ao todo, 30 obras estão em exibição, desenvolvidas em suportes variados como cerâmica, tecidos tingidos com tinta de solo, papel artesanal, pintura e recortes.

Além das produções das docentes, a mostra também reúne trabalhos de mais de 30 artistas, entre nomes com trajetória acadêmica consolidada, artistas iniciantes, estudantes, coletivos e integrantes de universidades brasileiras e internacionais.

“Essa integração entre educação, cultura e arte é essencial para democratizar o acesso às produções artísticas e valorizar o trabalho de nossos professores e artistas, além de contribuir com o processo de aprendizagem dos nossos estudantes”, destaca o diretor-geral da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Luciano Chinda.

Os trabalhos contam com o acompanhamento da professora Sarita Cavalcanti, responsável pela Educação Ambiental da Semed.

Serviço

A exposição pode ser visitada gratuitamente até o dia 29 de outubro, na Galeria Municipal de Artes de São José dos Pinhais, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

A galeria está localizada no Centro de Vivência Cultural João Senegaglia — Rua XV de Novembro, n.º 1.820, no Centro de São José dos Pinhais.

Share This Article