Nesta terça-feira (26), Araucária teve uma noite repleta de informações e experiências locais sobre o Mercado de Carbono. O Fórum de Sustentabilidade Socioambiental, uma realização do Conselho de Desenvolvimento Econômico (Avançaraucária), foi realizado no Anfiteatro da Unifacear e reuniu empresários, estudantes e autoridades municipais, entre outros públicos. Ao fim do evento, foi anunciado que a quantidade de gases de efeito estufa (GEE) gerados em decorrência do evento – em torno de 6,4 toneladas de CO2 – será compensada, o que torna o próprio fórum um “evento carbono zero”.
O prefeito Gustavo Botogoski, que é presidente de honra do Avançaraucária, declarou que o evento “não foi apenas mais um encontro técnico, mas um marco na nossa história”, além de mencionar o potencial de Araucária em “transformar o cenário de desafio em liderança” – referência ao fato de o município estar estruturando o seu Mercado Regulado de Carbono Municipal, um projeto pioneiro no país.


“O Mercado de Carbono de Araucária mostra que é possível unir sustentabilidade e desenvolvimento econômico. Se hoje damos este passo é porque acreditamos que o futuro da nossa cidade passa pela capacidade de inovar e de liderar a transição para uma economia de baixo carbono”, resumiu o prefeito. Além ele, secretarias municipais também contam com representantes no Avançaraucária.
Compromisso
A coordenadora da Câmara Técnica de Sustentabilidade do Avançaraucária, Danieli Patene, destacou em sua fala que Araucária é signatária da Agenda 2030 da ONU, que trata dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e apresentou conceitos importantes, como “mercados regulados” e “mercados voluntários”. Ela explicou ainda como os “ativos ambientais” podem ser bons para as indústrias e também para fomentar a riqueza na área rural.
Os relatos de experiências de empresas e outras instituições locais, palestras e paineis trataram de temas como: gerenciamento de resíduos, ESG (Ambiental, Social e Governança), Carbono Zero, Agricultura de baixo Carbono, Transição energética e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).





