A política de Araucária viveu nesta quarta-feira (10) um dos momentos mais marcantes de sua história recente — e que pode repercutir até no cenário estadual. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) julgou o recurso apresentado por Ben Hur Custódio de Oliveira (União), que acusava o partido Solidariedade de fraude na cota de gênero nas eleições municipais de 2024.
De forma unânime, os desembargadores concluíram que houve fraude ao registrar o candidato Anderson Dutra como transgênero, quando, segundo o parecer da relatora, desembargadora Tatiane de Cassia Viese, a auto declaração não correspondia à vivência social do candidato, que se apresentava como homem gay. O entendimento foi acompanhado pelo parecer da Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná.
Com a decisão, todos os votos do Solidariedade foram anulados, o que resulta diretamente na perda de mandato dos vereadores Valter Fernandes e Leandro da Academia, abrindo espaço para que Ben Hur retorne à Câmara Municipal.
Apesar da definição sobre os votos, o processo ainda não está totalmente concluído. O presidente do TRE pediu vista em relação à inelegibilidade de Anderson Dutra e do presidente municipal do Solidariedade. Essa parte do julgamento será retomada no dia 22 de setembro, quando ficará decidido se haverá novas punições e a data em que Valter e Leandro deverão, oficialmente, deixar suas cadeiras no Legislativo.