Ao perceber que as pessoas poderiam se interessar em tirar fotos das lavandas na propriedade da família, Jacir Antonio Wiezbicki viu potencial para investir em um negócio na área de turismo rural. E o Recanto das Lavandas (@recantodaslavandas), na Colônia Cristina, ganhou impulso quando passou a fazer parte da Rota Turística da Lavanda no Estado, uma criação Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná). A equipe do instituto conheceu o local por meio da equipe do Departamento de Turismo, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT).
De 40 a 50 visitantes mensais no início, hoje o proprietário do “Recanto das Lavandas” conta que recebe cerca de mil visitantes por mês – e não apenas da região. Turistas de Santa Catarina, por exemplo, aparecem com frequência. Há ainda as visitas técnicas, que buscam multiplicar o conhecimento sobre a produção de lavandas e negócios rurais com representantes de outros municípios, como os encontros que ocorreram por meio do IDR/PR. Recentemente, o espaço também recebeu a visita de uma comitiva do curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O destaque do estabelecimento, o primeiro da região de Curitiba a integrar a Rota das Lavandas, também chegou à imprensa. O negócio rural já foi tema de reportagens e contou até com transmissão nacional ao vivo (link) pela TV Globo, em matéria que abordou a Rota Turística da Lavanda.
Diversificação
Além da visita ao campo de lavandas, que está em processo expansão da área plantada, o Recanto das Lavandas diversificou a operação para oferecer mais opções aos visitantes. Uma lojinha oferece produtos como café, biscoitos, sorvetes e cosméticos, todos com toque de lavanda. Esses produtos são elaborados na propriedade (como a cerveja, na microcervejaria) ou oferecidos por meio de parcerias. O espaço ainda conta com café, restaurante e ampla área verde.
Em cerca de três anos e meio de trabalho mais intenso, a experiência tem mudado a vida da família. “Botei quase a família toda para trabalhar”, brincou Jacir. Mas, mesmo sendo um negócio, a família faz questão de que os visitantes possam valorizar a simplicidade da vida rural, que conheçam a roça, vejam os animais soltos. “Temos que preservar isso”, acrescenta o proprietário.
A novidade mais recente é que o Recanto das Lavandas está na relação de estabelecimentos a integrar a nova rota de turismo rural em Araucária, a Rota das Represas, ação que conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT).





