Prefeitura de Pontal do Paraná alerta ter caído em golpe e perde R$ 500 mil com cobrança falsa por serviços de coleta de lixo

 Prefeitura de Pontal do Paraná alerta ter caído em golpe e perde R$ 500 mil com cobrança falsa por serviços de coleta de lixo
Spread the love
Prefeitura de Pontal do Paraná alerta ter caído em golpe com cobrança falsa por serviços de coleta de lixo — Foto: Reprodução/RPC

G1 Paraná

A Prefeitura de Pontal do Paraná, no litoral paranaense, informou que caiu em um golpe e perdeu R$ 573.293.66 após receber um e-mail com dados fraudulentos de cobrança por serviços de coleta de lixo. Segundo o município, a administração pagou os valores para uma empresa falsa após receber um e-mail com o nome da empresa correta, que presta o serviço de coleta no município, mas com dados de uma conta fraudulenta.

A empresa que presta o serviço em Pontal do Paraná é a HMS Transportes e Locação de Caçambas Ltda e os pagamentos ocorrem com intermédio da Stone Instituição de Pagamento S.A.

O secretário de Finanças e Orçamento disse que a prefeitura, no dia 9 de dezembro, recebeu um e-mail da empresa solicitando que os pagamentos passassem a ser em uma nova conta e indicando os dados fraudulentos como sendo corretos. O e-mail foi enviado à Secretaria de Obras, que repassou à Secretaria de Meio Ambiente, que por vez encaminhou ao setor de Finanças para que mudassem o destino dos pagamentos a partir daquela data.

A Prefeitura informou que fez ao menos dois pagamentos na conta apontada e que, depois disso, a empresa real questionou o município, perguntando sobre os valores e dizendo que não haviam sido recebidos. “A grande vítima dessa história foi a empresa. Depositamos em uma conta com o nome e o CNPJ da empresa. Os falsários abriram uma conta com o CNPJ certo da empresa. Tudo começou com um e-mail, de um endereço eletrônico com o nome da empresa. Criaram um e-mail parecido”, destacou o secretário.

O município informou que registrou um Boletim de Ocorrência (B.O.) sobre o caso na delegacia e acionou a Justiça para tratar do caso. Segundo a prefeitura, uma liminar judicial bloqueou valores da conta. Apesar do problema, a prefeitura informou que não houve danos à prestação dos serviços de coleta e transporte dos resíduos na cidade e que aguarda um posicionamento da empresa de coleta para pagar os serviços.

A empresa que deveria ter recebido realmente os pagamentos informou que possui contrato com a prefeitura há cinco anos e que, no caso, faltou atenção na verificação do município ao e-mail recebido.

Município registrou boletim de ocorrência do caso, na Delegacia de Pontal do Paraná — Foto: Reprodução/RPC
Município registrou boletim de ocorrência do caso, na Delegacia de Pontal do Paraná — Foto: Reprodução/RPC

oreporter

Related post