Secretaria de Meio Ambiente tira dúvidas sobre a coleta seletiva em FRG

 Secretaria de Meio Ambiente tira dúvidas sobre a coleta seletiva em FRG
Spread the love
Coleta seletiva é fiscalizada pela Secretaria de Meio Ambiente

Da Assessoria

A secretaria de Meio Ambiente acompanhou, na manhã desta quinta-feira (29), o trabalho da equipe de coleta seletiva de Fazenda Rio Grande. Como tem recebido diversas reclamações com relação ao serviço prestado no município, a ideia foi de entender a origem desses problemas. De acordo com a diretora da secretaria, Thays Barbosa, as principais reclamações são de que a equipe do caminhão não estaria recolhendo os materiais. Motivo, segundo ela, não do trabalho da equipe, mas da falta da separação correta por parte dos moradores. Segundo ela, os caminhões têm as rotas monitoradas por GPS, de modo que a equipe é obrigada a passar por todas as casas. Quando o material não é separado, porém, a equipe não pega. “Diante das reclamações que a gente tem tido na secretaria, a gente fez uma reunião com os meninos da coleta seletiva para identificar qual é o problema que estava tendo. Quais são as reclamações da população? Que o caminhão passa e não recolhe o lixo ou passa muito rápido. Então a gente está acompanhando hoje pra justamente fazer uma educação ambiental com a população, pra mostrar a diferença entre o material orgânico do reciclável”, explica.

A partir de agora, a ideia é fazer um trabalho mais efetivo para a conscientização sobre a correta separação do lixo, bem como uma educação ambiental sobre os tipos de lixo e a correta destinação de cada um. A diretora lembra que cada morador é responsável pelo seu lixo, portanto, além da correta separação, deve estar atento aos dias e horários que passam o caminhão de lixo comum e de recicláveis, para sempre deixar em frente a residência antes do horário. Além disso, é importante, no mínimo, passar uma água em lixos recicláveis, caixas de leite, por exemplo, facilitando o trabalho dos membros da Associação de Catadores. Para melhor conscientizar sobre a separação e também sinalizar quando o caminhão estiver passando, a partir da próxima semana, cada veículo terá um aviso sonoro. Caso o morador comprove que, de fato, o caminhão não esteja passando, é possível abrir protocolo diretamente na empresa responsável, Inova Ambiental. Quando os caminhões de lixo comum e de coleta seletiva passam no mesmo dia, a orientação é que as sacolas de lixo comum sejam colocadas dentro do cesto de lixo e as de recicláveis, no chão, como já é feito na capital paranaense.

Confira como separar o lixo:

Lixo comum – restos e cascas de alimentos, papel higiênico e guardanapo utilizados, fraldas, absorventes, tecidos totalmente inutilizáveis, bitucas de cigarro, esponja de limpeza, papeis de extrato bancário, fitas e etiquetas adesivas, fotografias. Lixo reciclável – embalagens plásticas, papéis limpos, vidros, alumínio, caixas de leite e de suco, isopor, arames, fios de cobre. Lembrando que vidros devem ser colocados em caixas fechadas e, preferencialmente, com uma etiqueta escrito “VIDRO”. Roupas e calçados que estejam em bom estado podem ser encaminhados para a doação. Tecidos e cobertas em bom estado também podem ser levados à secretaria de Meio Ambiente, que destina à ONG DNA Animal, ou podem ser levados diretamente na ONG. Pneus também devem ser levados na secretaria, para o descarte correto. Entulhos igualmente são recolhidos pela secretaria, basta abrir um protocolo pelo link: www.fazendariogrande.pr.gov.br/secretarias/meio-ambiente/recolhimento-de-entulho. Dúvidas pelo telefone: 41 3627-8500.

oreporter

Related post