Deputado Ney Leprevost propõe inclusão do teste da bochechinha no sus e na rede pública de saúde do paraná

 Deputado Ney Leprevost propõe inclusão do teste da bochechinha no sus e na rede pública de saúde do paraná
Compartilhe

Na última semana de junho, o deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil), coordenador da Frente Parlamentar de Medicina, apresentou iniciativas para incluir o Teste da Bochechinha no Programa Nacional de Triagem Neonatal do SUS. Este exame detecta doenças genéticas precocemente, permitindo tratamento antes do surgimento dos sintomas.

Ministério da Saúde

Leprevost solicitou ao Ministério da Saúde a inclusão gratuita do Teste da Bochechinha no SUS. O exame identifica doenças genéticas, como síndromes neurológicas, doenças metabólicas e distúrbios imunológicos.

Projeto de Lei

Na Assembleia Legislativa do Paraná, Leprevost propôs um projeto de lei para implementar o Teste da Bochechinha na rede pública de saúde do estado. Ele destacou que o exame é crucial para o diagnóstico e tratamento precoce de condições genéticas, melhorando a qualidade de vida das crianças. O teste também detecta infecção congênita por citomegalovírus, causa de deficiência auditiva não genética.

Impacto

Se aprovadas, as propostas garantirão o Teste da Bochechinha como exame obrigatório no SUS e na rede pública de saúde do Paraná, beneficiando famílias e contribuindo para a saúde pública do estado.

oreporter

Related post

Enviar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Isso vai fechar em 5 segundos