100% da Iluminação pública da cidade LED. O município economizou com isso 38% do valor global do serviço

 100% da Iluminação pública da cidade LED. O município economizou com isso 38% do valor global do serviço

Fazenda 100% LED: PPP garante serviço com mais qualidade, eficiência e no menor custo

Compartilhe

Fazenda 100% LED: PPP garante serviço com mais qualidade, eficiência e no menor custo

Na manhã desta sexta-feira, 05, foi realizado o leilão de Parceria Público Privada (PPP) de Iluminação Pública de Fazenda Rio Grande. Com a PPP, o município terá um parque de iluminação pública com cerca de 14 mil pontos modernizados com lâmpadas de tecnologia LED. Também está previsto a realização de projetos de iluminação cênica em praças, parques e pontos turísticos.

O evento de abertura dos envelopes recebidos, dias antes das empresas interessadas em participar da PPP, foi realizado às 10h, no prédio da Bolsa de Valores (B3), em São Paulo, capital. A empresa vencedora foi a Stylux Greentech Sistemas de Iluminação e Energia S.A. e agora terá 18 anos à frente da iluminação pública de Fazenda Rio Grande.

A empresa é reconhecida na área de inovações tecnológicas em energia e já faz a gestão da iluminação pública de outras cidades, como Olinda, no estado de Pernanbuco e Belém, no Pará. Ela terá o prazo máximo de 2 anos para concluir a instalação das mais de 14 mil lâmpadas de LED em áreas públicas do município.

Em termos de sustentabilidade daremos um salto, sendo que esse tipo de iluminação é mais sustentável e eficiente, e ainda, proporcionará eficiência energética de mais de 40% e redução de 317 toneladas de CO2 por ano.

Já no aspecto financeiro, a Prefeitura economizará cerca de 38% no preço global do serviço, que ficou em cerca de R$ 298 mil/mês. Além de toda transparência no processo da PPP que foi amplamente divulgado, realizou audiências públicas e teve acompanhamento integral da Caixa Econômica Federal.

A qualidade de vida da população também será impactada positivamente, pois vários estudos mostram que iluminação pública gera mais segurança e com isso, mais movimento em áreas públicas de lazer e de convívio.

Essa é uma ótima conquista para Fazenda Rio Grande, que agora faz parte de um seleto grupo de municípios que pensam sua administração no conceito de “cidade inteligente”. A gestão da iluminação será mais eficiente, com uma equipe direcionada especificamente para isso, com mais profissionais e uma nova ferramenta. Um aplicativo que permitirá o cidadão a ajudar a fiscalizar postes com lâmpadas apagadas, onde após a notificação a empresa terá 48 horas para fazer o reparo.

oreporter

Related post

Enviar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Isso vai fechar em 5 segundos