Novos livros técnicos fortalecem a educação especial e inclusiva em São José dos Pinhais

 Novos livros técnicos fortalecem a educação especial e inclusiva em São José dos Pinhais
Compartilhe

A fim de ampliar os recursos para atendimento qualificado das entrega de kits de livros técnicos. O material é essencial para aprimorar o atendimento às crianças e estudantes da Educação Especial e Inclusiva no município.

Os títulos abrangem desde o desenvolvimento na Educação Infantil até intervenções psicopedagógicas realizadas nos Centros Municipais de Atendimento Especial (CEMAES). Com foco em temas como autismo, TDAH, TOD e deficiência intelectual, os livros compõem uma biblioteca essencial para capacitar os mais de três mil professores das redes de ensino.

Segundo a coordenadora e diretora do Departamento de Inclusão e Educação Especial da Semed, Clicie Cancelier, a ideia de criar uma biblioteca do professor surgiu em 2022 devido ao número crescente de alunos na educação especial do município.

“Após a pandemia, o número de alunos na educação especial teve um aumento significativo. Em 2022, fechamos o ano 1.100 crianças. Já em 2023, esse número aumentou para 2.200 e, hoje, temos 3.100 crianças de inclusão. Por este motivo, surgiu a necessidade de formar e instrumentalizar os profissionais da educação”, disse Clicie.

Além disso, a diretora explicou que essa é uma ferramenta fundamental para a formação contínua, permitindo consultas especializadas e estudos aprofundados sobre o público-alvo na Educação Especial. “Achamos necessário adquirir esses livros técnicos para que os professores também possam estudar e fazer leituras em suas horas permanentes dentro das unidades, além da criação de grupos de discussão e estudo. Quanto mais o profissional tiver conhecimento, melhor será o atendimento aos estudantes”, completou Clicie.

Ao todo, 74 livros serão distribuídos entre as 111 instituições de ensino do município, incluindo escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Unidades de Educação Especial. Para a escolha dos títulos, a Semed fez um levantamento para entender as necessidades das redes de ensino a fim de proporcionar um conhecimento abrangente e atualizado aos professores, fundamentando práticas pedagógicas inclusivas e eficazes. “Os livros sempre trazem cultura e muito aprendizado. Acredito que os títulos selecionados vão enriquecer muito o nosso dia a dia na sala de aula”, afirmou a professora da Escola Municipal Carlos Gomes, Vanessa Nicaretta.

A prefeita Nina Singer destacou que a iniciativa fortalece a capacidade técnica dos profissionais e a qualidade do ensino oferecido às crianças com necessidades especiais em São José dos Pinhais: “Essa biblioteca veio para dar qualificação e formação continuada aos nossos professores. O trabalho que eles fazem transforma a vida das nossas crianças e, por isso, temos investido para que a educação na nossa cidade seja transformada”, destacou Nina.

A entrega dos kits representa um avanço significativo e reafirma o compromisso da administração municipal com a inclusão e a educação de qualidade para todos os estudantes. O secretário de Educação, Diego Santin Inoue enfatizou que São José dos Pinhais é um exemplo na promoção da igualdade educacional.

“Essa novidade veio para dar continuidade ao trabalho feito com a Educação Especial nos últimos anos, desde a formação e capacitação, até a estrutura física para atendimento dos alunos. Cada unidade receberá títulos de acordo com a sua área de ensino, promovendo não só o conhecimento e aprendizado dos educadores, mas também dos estudantes.” declarou o secretário.

Presenças

Estiveram presentes no evento a diretora geral da Semed, Cristiani Carmezim; a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Marcia Valaski; a diretora do Departamento de Educação Infantil, Sara Pereira e a diretora do Departamento de Suporte Operacional da SEMED, Angela Branco.

necessidades educacionais, a Secretaria de Educação (Semed) de São José dos Pinhais realizou nesta terça-feira (02), no Auditório do Sesc.

oreporter

Related post

Enviar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Isso vai fechar em 5 segundos