Mobilização da Prefeitura de Araucária gerou recorde de produtores locais credenciados para venda de itens à alimentação escolar

 Mobilização da Prefeitura de Araucária gerou recorde de produtores locais credenciados para venda de itens à alimentação escolar
Compartilhe

Conforme resolução do FNDE, organizações de agricultores familiares de âmbito local e produtos da produção orgânica e/ou agroecológica devem ter prioridade na aquisição.

Em 2021, o número de produtores rurais credenciados para vender itens para a  alimentação/merenda escolar de Araucária era apenas 26. Agora em 2024, esse número total já chegou a 103 credenciados, de pouco mais de 110 processos abertos. Dos 103 já aptos para a venda à Prefeitura, 85 são produtores de Araucária, o que mostra um importante incremento na geração de renda no município. Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura tem intensificado o contato com os produtores locais no sentido de esclarecer dúvidas sobre esse tipo de compra. Entre as vantagens, está a oferta nas unidades educacionais de produtos frescos e de qualidade cultivados a poucos quilômetros do público consumidor.
 
A evolução e recorde na quantidade de produtores habilitados (ou ainda em processo de habilitação), principalmente os locais,  podem ser explicados, por exemplo, pela mobilização da equipe da Secretaria de Agricultura (SMAG) em busca de produtores interessados neste tipo de venda. Ao longo dos anos, a equipe da SMAG reforçou o contato com os produtores, principalmente por meio do WhatsApp, e compartilha o edital do credenciamento com todos. Já faz parte da rotina da secretaria o apoio e orientação aos produtores também sobre questões burocráticas/documentação necessárias para o desenvolvimento do negócio rural e negócios.
 
Todos os detalhes sobre o cadastramento constam em edital publicado no Diário Oficial do Município em período próximo ao início de cada ano letivo, incluindo detalhes sobre os produtos de interesse, bem como  os documentos necessários. Os interessados no cadastro devem protocolar o pedido de credenciamento junto ao Núcleo Administrativo Financeiro da SMED (rua Lourenço Jasiocha, 2197, Centro – Araucária), conforme descrito no edital.
 
PRIORIDADES – Conforme o previsto na resolução nº 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), organizações de agricultores familiares de âmbito local e os produtos provenientes da produção orgânica e/ou agroecológica devem ter prioridade na aquisição pela Prefeitura. Produtos agroecológicos ou orgânicos podem ter preço de compra acrescido em até 30% em relação aos preços estabelecidos para os produtos convencionais, dentro do previsto na resolução nº 06/2020 e leis federais 11.326/2006 e 12.512/2011.
 
DIVERSIFICADO – Em Araucária, a alimentação escolar, além de ser um direito da criança, é vista como parte imprescindível para o desenvolvimento dos estudantes. Oferecer opções diversificadas, naturais e menos produtos industrializados, é possibilitar o desenvolvimento, crescimento e formação de práticas saudáveis, além de terem a oferta de alimentos que cubram suas necessidades nutricionais e a descoberta de novos sabores. A relação de itens de interesse de aquisição pela Prefeitura é ampla. Entre os exemplos, estão diferentes tipos de: abóbora, arroz, feijão, repolho, couve, ovos, abacaxis, laranjas, maçãs, sucos integrais, polpas de frutas e pães. Merecem destaque também itens de interesse como vagem, inhame, amora, framboesa, mirtilo, kiwi e queijos (como ricota e mussarela nozinho). 
Os cardápios da alimentação escolar da rede municipal de ensino de Araucária são elaborados por nutricionista levam em conta as necessidades nutricionais estabelecidas, separados por faixa etária e são disponibilizados no portal da Prefeitura na internet (www.araucaria.pr.gov.br).
 
ENDEREÇO – O Departamento de Alimentação Escolar, local onde ocorre parte das entregas dos produtos, está localizado à rua Profᵃ Kazimiera Szymanski, nº 67, Porto das Laranjeiras, próximo à sede da Secretaria de Agricultura.

oreporter

Related post

Enviar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Isso vai fechar em 5 segundos