I Fórum Nacional de Governança e Desenvolvimento Metropolitano mostra força na integração metropolitana

 I Fórum Nacional de Governança e Desenvolvimento Metropolitano mostra força na integração metropolitana
Compartilhe

Marcado por um excelente público, debates, palestras e propostas, o I Fórum Nacional de Governança e Desenvolvimento Metropolitano foi considerado um sucesso pelos organizadores e participantes. 

O Fórum – ocorrido de 27 a 28 de junho, no Salão de Atos do Imapi, no Parque Barigui, em Curitiba (PR)- contou com mais de mil pessoas nos dois dias e mais de 20 painelistas que debateram temas distribuídos em seis eixos: Governança; Inovação; Planejamento Urbano e Metropolitano; Turismo e Desenvolvimento Econômico; Segurança Hídrica e Sustentabilidade; Segurança Alimentar e Nutricional.

Além do Fórum, a Feira Pró-Metrópole também contou com as participações dos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) que levaram materiais de divulgação e mostraram   dados e potenciais econômicos, gastronômicos e turísticos.

O secretário de Desenvolvimento Metropolitano e secretário do Pró-Metrópole, Leverci Silveira, que participou do painel sobre Governança, fez um balanço positivo: “Foram palestras de alto nível, com especialistas e que contribuíram muito para levar esse olhar de desenvolvimento e de integração a todos os participantes”.

O presidente do Pró-Metrópole e diretor-superintendente do Sebrae, Vítor Tioqueta, também destacou, durante sua palestra, a missão da entidade na integração e desenvolvimento, além da aproximação entre os municípios.

“Já realizamos eventos em que ampliamos essa integração, entregamos certificações, encontros, reuniões e feiras voltadas ao desenvolvimento metropolitano”.

O secretário-executivo da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Neco Prado, destacou, durante o painel de Governança, alguns desafios que estão sendo resolvidos.

Entre os temas, Neco e o procurador de Araucária, Simon Quadros, ressaltaram a audiência que deve acontecer nesta semana, para a discussão sobre a multa a ser paga pela Petrobras – principalmente a Araucária – por danos ambientais provocados pela estatal ao Rio Iguaçu.

“A Assomec está acompanhando de perto esse processo e todos municípios afetados por esse acidente ambiental devem ser reparados”.

O prefeito de Campo Magro e vice-presidente do Pró-Metrópole, Marcos Zanetti, destacou a importância do Fórum e as participações dos municípios.

“É uma iniciativa muito boa, positiva, trouxemos produtos e materiais de divulgação, as boas iniciativas que temos aplicado no município e esse encontro integra ainda mais a nossa região metropolitana”.

Após os dois dias de debates, o evento terminou com uma série de visitas técnicas a pontos estratégicos de Curitiba voltados à inovação, segurança alimentar, tecnologia e políticas públicas.

Participaram do Fórum, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Pró-Metrópole e ASSOMEC; prefeitos, lideranças políticas, civis, especialistas e representantes das esferas nacional, estadual e municipal.

Feira Pró-Metrópole

A Feira Pró-Metrópole reuniu lideranças e equipes dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba que contaram com um espaço no Imapi para expor seus produtos e divulgarem seus potenciais turísticos e econômicos.

Com totens de divulgação para cada município e amplo material foi possível conectar-se nesse trabalho de integração.

Durante o evento também foram servidos cafés, brunches e entregues materiais promocionais de empresas parceiras.

oreporter

Related post

Enviar comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Isso vai fechar em 5 segundos