Teste de sabor: alunos de Araucária provam ricota de queijaria regularizada na merenda escolar
Da assessoria
O processo de inclusão de novos produtos ou preparações na alimentação/merenda escolar de Araucária passa por um importante teste de aceitabilidade entre as crianças. O teste, que segue métodos cientificamente reconhecidos, é a oportunidade de verificar a recepção por parte das crianças/estudantes a diferentes tipos de alimentos/receitas que podem ser novidade para eles. Recentemente, foi a vez de as crianças experimentarem e avaliarem a ricota produzida em uma das queijarias regularizadas por meio de um programa da Prefeitura. A venda de itens para a alimentação escolar é uma boa oportunidade de renda para produtores rurais credenciados.
Segundo a equipe do Departamento de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (SMED), esta é a primeira vez que houve aquisição de ricota para a alimentação em escolas e CMEIs. Por se tratar de algo novo, aplica-se o teste de aceitabilidade, seguindo os procedimentos previstos no manual do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). No teste, mais de 100 crianças são consultadas sobre o produto que, para ser aprovado, precisa ter mais de 85% de aprovação. A avaliação da criança é importante para evitar desperdícios de recursos com itens (ou preparos/receitas) que são rejeitados. Em Araucária, a alimentação escolar de qualidade, além de um direito da criança, é vista como parte imprescindível para o desenvolvimento dos estudantes.
No caso da ricota, a avaliação pelos alunos ocorreu de duas maneiras. Na escola Aleixo Grebos (Vila Angélica), o grau de aceitação das crianças, do Infantil 4 ao 5º ano do Ensino Fundamental, foi avaliado com base na relação entre a quantidade oferecida e a que sobrou. Foram disponibilizadas seis formas de torta salgada de ricota com brócolis para degustação e restou apenas uma forma e meia; um resultado bem positivo. Além disso, os alunos puderam sugerir outros ingredientes que poderiam ser combinados com a ricota (como carne moída, tomate ou frango). Já no CMEI Califórnia, a avaliação ocorreu por meio da pintura de uma ficha com carinhas (feliz, triste ou sem expressão), com base na percepção delas em relação ao alimento oferecido. O prato servido foi torta de ricota (versão tradicional e sem glúten), que foi aprovada principalmente entre os menores.
OPORTUNIDADE – A Prefeitura de Araucária/Educação realiza o cadastro de associações, cooperativas e agricultores interessados em fornecer produtos para a alimentação escolar (merenda escolar). A lista de produtos de interesse é grande. Cumprindo a resolução nº 06/2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), organizações de agricultores familiares de âmbito local e os produtos provenientes da produção orgânica e/ou agroecológica devem ter prioridade na aquisição pela Prefeitura. Quer saber mais? Ligue (41) 3614-7430 (Agricultura) ou (41) 3614-7423 (Educação).
QUEIJARIAS – O trabalho de regularização de pequenas queijarias em Araucária, uma realização da Prefeitura/Agricultura em parceria com IDR-PR, deu oportunidade para que mulheres que vivem no campo possam vender queijo e outros derivados de leite no município atendendo às normas legais de produção e de rotulagem. A regularização de pequenos negócios permite novas oportunidades a quem, antes, tinha como renda apenas a venda de leite para laticínios.
Leia mais:
Conselho de Proteção Animal de Araucária com inscrições abertas!
Feira de Conscientização sobre o Autismo em Agudos do Sul promove inclusão