Os bastidores da política regional; FRG comemora neste dia 26, 34 anos de emancipação; Matias do Guincho assume cadeira dia 1º

 Os bastidores da política regional; FRG comemora neste dia 26, 34 anos de emancipação; Matias do Guincho assume cadeira dia 1º
Compartilhe

Imagem ilustrativa

Da Redação com dicas do Foca

Agudos do Sul perdeu, no último dia 20, o vereador Alcídio Carvalho Gomes, de 73 anos. Nove mandatos no legislativo. E anos lutando contra um câncer. Quem assume a cadeira de Alcídio é o suplente Matias do Guincho, em posse marcada para 1º de fevereiro.

Nas redes sociais, a população destacou os anos de dedicação de Alcídio pelo bem estar da comunidade, contribuindo com projetos importantes, que contribuíram para com crescimento e desenvolvimento de Agudos do Sul. O prefeito Jesse Zoellner destacou a importância do vereador para o município, afirmando que ele teve papel importante em muitas conquistas para a cidade.

Fazenda Rio Grande comemorando 34 anos, neste dia 26. É o município que mais cresce no Paraná. O Foca, querendo dar uma “saracoteada”, deu uma espiada no site da prefeitura local, em busca da programação na última quarta-feira e encontrou notinha citando de que a programação estava adiada, pelo mau tempo. Faz parte né?

Ainda repercute pela região, a morte de uma menina, de menos de dois anos de idade, em acidente no último dia 20, na perigosa PR-419, que liga Agudos do Sul a comunidade de Areia Branca dos Assis, em Mandirituba.

A pequena, era ocupante de veículo dirigido pelo pai, que foi colhido por uma camionete Strada, que transitava na direção contrária. Indícios de que o motorista da Strada cometeu imprudência, pois tentava ultrapassar em local inadequado. Pai e mãe sofreram ferimentos generalizados e precisaram de atendimentos em hospitais de Curitiba.

E, esta batida, ressuscitou um assunto de muitos anos. Até quando estes acidentes continuarão acontecendo? Na rodovia, faltam acostamentos, terceiras faixas e sinalização adequada. Existe a possibilidade de moradores, do entorno da PR, realizarem manifestação oportunamente. Será que vai adiantar?

E a folga dos vereadores do Brasil e região, quase acabando. Os legislativos voltam após o período de carnaval. Algumas Câmaras de Vereadores promovem sessões extras no recesso, como Quitandinha, que convocou os vereadores para aprovar aumento de pouco mais de 3 por cento para os barnabés (servidores).

O vereador Galo considerou o aumento longe do ideal, mas disse a um jornalista de plantão, que caso o reajuste fosse maior, poderia ultrapassar o limite de 54 por cento, que é o alcance que a prefeitura pode gastar. Claro, que este limite soma todas as despesas da Barrosa, incluindo o pagamento da tigrada.

Em tempo. O reajuste aprovado para os servidores de Quitandinha, da ordem de 3,71 por cento. Em Contenda, de 5,47%. O prefeito Mostarda sendo mais generoso do que o prefeito Zé Quirera, de Quitandinha. Vale o registro para os devidos fins.

E a Covid, que já fez milhares de vitimas pelo mundo. Como vem sendo tratada neste momento? Não se fala mais nada do temido vírus. Mas, a bola da vez é o mosquito da dengue. Em Fazenda Rio Grande e região, as secretarias de saúde alertam a população para manterem os quintais limpinhos, para evitar a proliferação do mosquitinho. E, esse cuidado deve ser mantido.

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou na terça-feira (23) uma atualização do boletim epidemiológico da dengue com mais 3.911 casos positivos e três mortes. Agora o Estado soma quatro óbitos e 16.693 casos confirmados pela doença. O período epidemiológico teve início em julho de 2023 e segue até o final de julho deste ano. Vamos manter o alerta!

E vem carnaval por aí. Dia 13 de fevereiro, mas as folias de momo acontecem já no dia 10. E viva o Brasil! Bom final de semana.

oreporter

Related post