Doe ou adote um animal de estimação por meio do Adota São José dos Pinhais

 Doe ou adote um animal de estimação por meio do Adota São José dos Pinhais
Compartilhe
Adota São José dos Pinhais (Divulgação)

Pensando em auxiliar os cidadãos que desejam doar ou adotar um animal de estimação, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio do Setor de Defesa Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), informa como funciona o projeto Adota SJP.

Para quem quer doar

Os munícipes que quiserem doar um animalzinho devem entrar em contato com o Adota, clicando aqui ou pelo WhatsApp (41) 99962-4163, que fará a divulgação em seu Instagram. Para isso, é necessário que o(a) doador(a) envie uma foto do cão ou gato e disponibilize algumas informações, como nome e idade. Se o animal não for castrado, o projeto realizará um cadastro para realizar o procedimento gratuitamente.

Importante ressaltar que o projeto apenas divulga os animais disponíveis para a adoção. Toda a responsabilidade de entrevista com o adotante, termos, entrega e acompanhamento devem ser feitos pelo doador.

  • Antes de doar, certifique-se de que o animal será bem cuidado pelo adotante;
  • Tenha certeza de que o novo lar do pet é adequado para ele;
  • Após a doação, faça um acompanhamento;
  • Saiba como está a saúde do animal e informe ao adotante;
  • Faça um termo de adoção, listando todas as responsabilidades que o novo tutor deve ter;
  • Vacine e castre o animal antes de doá-lo.

Para quem quer adotar

O Instagram do Adota está repleto de fotos e informações de diversos cães e gatos. O cidadão que deseja adotar um desses animais, deve entrar em contato com o responsável por meio do número disponível na publicação do pet escolhido. Todo o processo será feito entre o doador e o adotante.

Lembre-se: a responsabilidade do animal é do tutor e não do Poder Público, Ongs ou Protetores. Antes de adotar um pet, certifique-se de ter as condições necessárias para mantê-lo (comida, abrigo, assistência veterinária e emergências). Atente-se aos seguintes pontos:

  • É importante ter tempo para ficar com o animal, pois ele precisará de atenção;
  • Você deve levá-lo caso realize uma mudança;
  • Certifique-se de que sua residência é apropriada para receber o pet;
  • Verifique a segurança e o espaço da casa, para que não haja risco de fuga ou de maus-tratos;
  • Procure saber se ele convive bem em grupo, caso você possua outros animais;
  • Busque manter a cartela de vacinação do animalzinho em dia;
  • A adaptação pode ser difícil, mas é necessário manter a paciência. Após adotar, não devolva o animal. Tenha consciência de que eles são capazes de criar laços com seus tutores e, ao serem devolvidos ou abandonados, enfrentam angústia e sofrimento.

Por que adotar um animal de estimação?

Além de trazer diversos benefícios para a saúde e ser uma ótima companhia diária, adotar um pet é um ato de amor e combate à comercialização ilegal de animais e ao abandono. Clicando aqui, você confere cinco motivos para adotar um animal que precisa de um lar.

Adota São José dos Pinhais

Para mais informações, entre em contato com o Adota através do Instagram (clicando aqui), por ligação para (41) 3380-0500 ramal 107 e 108 ou WhatsApp (41) 99962-4163. Caso presencie o abandono ou maus-tratos de animais, denuncie clicando aqui.

oreporter

Related post