Araucária adere a programa de Cidade Amiga da Pessoa Idosa
Desde dezembro de 2023, Araucária aderiu ao Programa de Cidade Amiga da Pessoa Idosa, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Araucária, uma comissão será formada e um diagnóstico será feito pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) nesse primeiro trimestre de 2024 para planejar ações em consonância com o título.
Para receber o título de Cidade Amiga da Pessoa Idosa, o município deve demonstrar que possui um conjunto de políticas públicas fomentando a inserção social, política e cultural dos idosos, com foco na melhoria da qualidade de vida e no envelhecimento ativo. De acordo com os dados do último Censo, Araucária possui 18.006 pessoas com idade a partir dos 60 anos, o que representa 11,9% da população.
Segundo informações da Agência Estadual de Notícias, o Paraná concentra 76% dos municípios brasileiros certificados pelo Programa Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS) – com 29 das 38 cidades certificadas no país, o Estado lidera o ranking nacional.
O convênio visa trazer melhores experiências de implementação nas áreas de: ambiente físico; transporte e mobilidade urbana; moradia; participação; respeito, inclusão social, comunicação e informação; estas ações serão reconhecidas atestando a eficiência e a eficácia das políticas oferecidas às pessoas idosas.
Confira a lista dos municípios certificados no Paraná:
Bom Sucesso do Sul
Chopinzinho
Dois Vizinhos
Itapejara D’Oeste
Nova Esperança do Sudoeste
Pato Branco
Pérola da Oeste
Realeza
Renascença
Santa Tereza do Oeste
Santo Antônio do Sudoeste
Sulina
Planalto
Salgado Filho
Barracão
Capanema
Capitão Leônidas Marques
Cascavel
Colombo
Enéas Marques
Irati
Prudentópolis
Vitorino
Curitiba
Francisco Beltrão
Londrina
Guarapuava
Verê
Araucária