Araucária adere a programa de Cidade Amiga da Pessoa Idosa

 Araucária adere a programa de Cidade Amiga da Pessoa Idosa
Compartilhe

Município de araucária, na Região Metropolitana de Curitiba – Divulgação

Desde dezembro de 2023, Araucária aderiu ao Programa de Cidade Amiga da Pessoa Idosa, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Araucária, uma comissão será formada e um diagnóstico será feito pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) nesse primeiro trimestre de 2024 para planejar ações em consonância com o título.

Para receber o título de Cidade Amiga da Pessoa Idosa, o município deve demonstrar que possui um conjunto de políticas públicas fomentando a inserção social, política e cultural dos idosos, com foco na melhoria da qualidade de vida e no envelhecimento ativo. De acordo com os dados do último Censo, Araucária possui 18.006 pessoas com idade a partir dos 60 anos, o que representa 11,9% da população.

Segundo informações da Agência Estadual de Notícias, o Paraná concentra 76% dos municípios brasileiros certificados pelo Programa Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS) – com 29 das 38 cidades certificadas no país, o Estado lidera o ranking nacional. 

O convênio visa trazer melhores experiências de implementação nas áreas de: ambiente físico; transporte e mobilidade urbana; moradia; participação; respeito, inclusão social, comunicação e informação; estas ações serão reconhecidas atestando a eficiência e a eficácia das políticas oferecidas às pessoas idosas.

 Confira a lista dos municípios certificados no Paraná:

Bom Sucesso do Sul

Chopinzinho

Dois Vizinhos

Itapejara D’Oeste

Nova Esperança do Sudoeste

Pato Branco

Pérola da Oeste

Realeza

Renascença

Santa Tereza do Oeste

Santo Antônio do Sudoeste

Sulina

Planalto

Salgado Filho

Barracão 

Capanema

Capitão Leônidas Marques

Cascavel

Colombo

Enéas Marques

Irati

Prudentópolis

Vitorino

Curitiba

Francisco Beltrão

Londrina

Guarapuava

Verê

Araucária

oreporter

Related post