Prefeitura de Fazenda Rio Grande iniciou 2024 com ações intensivas de combate à Dengue
As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue e outras doenças, foram iniciadas de forma intensiva neste mês de janeiro por meio da Secretaria de Saúde – Departamento de Vigilância.
Segundo o secretário de Saúde Beto Rocha, o trabalho vem sem realizado com especial atenção aos pontos estratégicos e regiões de maior risco à criação do mosquito, com a aplicação de larvicida, objetivando eliminar as larvas do mosquito antes que se desenvolvam e se tornem vetores da doença.
Em seguida, a equipe procederá à visita casa a casa nos imóveis próximos a matas e córregos, levando informações pertinentes ao combate à Dengue aos moradores.
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde Nelcelí Garcia, a conscientização da população é uma peça chave no controle da proliferação do Aedes, e a participação ativa da comunidade é essencial nesse processo.
A diretora ressalta a importância dos cuidados para evitar a proliferação de criadouros e orienta como os munícipes devem proceder caso encontrem focos de mosquito:
– Em caso de recipiente fechado, conferir o fechamento da tampa e acionar a Vigilância em Saúde pelo telefone 3608-7655 ou fora do horário de expediente, no plantão: 99146-5476 ligação ou whatsapp.
– Em caso de recipiente aberto, coletar uma amostra das larvas com uma peneira para que a água escorra. Em seguida, depositar as larvas coletadas em um pote com álcool a 70% de forma a cobrir as larvas depositadas. Então, elimine a água do recipiente onde as larvas foram encontradas e o higienize, esfregando muito bem as laterais internas (local onde o mosquito fixa seus ovos). Após este procedimento, acionar a Vigilância em Saúde pelo telefone 3608-7655 ou fora do horário de expediente, no plantão: 99146-5476 ligação ou whatsapp.
Lembrando que deve ser realizado o correto armazenamento do objeto onde foram encontradas as larvas, para que não volte a se tornar um criadouro de Aedes aegypti.
Em casos de encontrar os criadouros de Aedes aegypti fora de seus imóveis, em imóveis vizinhos ou terrenos baldios, realizar o registro da denúncia on-line pelo site oficial da prefeitura, no link: https://eouve.com.br/#/ opção “Saúde”, para que a equipe técnica sejam direcionada para avaliação e tomada de medidas cabíveis para sanar o problema.
Faça sua parte
- Cubra piscinas;
- Limpe as calhas;
- Descarte pneus usados;
- Coloque areia nos pratos de plantas;
- Recolha e acondicione de forma correta o lixo do quintal;
- Retire do quintal objetos que acumulam água;
- Deixe a caixa d’água bem fechada e realize a limpeza regularmente;
- Elimine pratos do vaso de planta ou use um pratinho que seja ajustado ao vaso;
- Cuide do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto.