Programa de Calcário: Cadastramento inicia na próxima segunda-feira em Piên

 Programa de Calcário: Cadastramento inicia na próxima segunda-feira em Piên
Compartilhe

Distribuição de calcário em Piên – Da Assessoria

A Prefeitura de Piên, através da secretaria de Agricultura, abre na segunda-feira, dia 15, as inscrições para os interessados em participar do programa de calcário no município.  Com o programa, os agricultores são isentos do valor do pagamento do transporte, uma vez que a prefeitura desloca o caminhão para buscar calcário na cidade de Almirante Tamandaré (PR), ficando apenas a cargo do produtor o pagamento do insumo.

Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Magon, o calcário tem um papel fundamental no tratamento do solo e o objetivo da prefeitura é que o produtor tenha uma atenção quanto a qualidade do solo que está realizando o plantio. Somente com um solo fértil e bem equilibrado é possível garantir maior produtividade e qualidade na colheita.

Para participar do programa é importante se atentar à alguns critérios, como ter o Cad Pro ativo, regularidade na prestação de contas das notas fiscais, não possuir débitos junto à secretaria e ter imóvel dentro do território do município. As entregas terão um limite de 12 toneladas por produtor titular do Cad Pro, que deverá efetuar o pagamento do insumo via depósito bancário seguindo as orientações da secretaria.

Outro fator importante para participar do programa é que o agricultor tenha a análise de solo atualizada com prazo máximo de 6 meses. “É esta análise de solo que irá determinar qual o tipo de calcário que aquela propriedade necessita, sendo de fundamental importância para o resultado final”, frisou Carlos.

Caso o produtor ainda não tenha feito a análise do solo do seu terreno, ou esta esteja desatualizada, pode buscar auxílio na secretaria de Agricultura para a realização do estudo basta ir até a secretaria e solicitar os envelopes para coletas. Através de parceria com um laboratório estas amostras são enviadas a cada 15 dias e os resultados chegam em até 21 dias. O custo dessa operação é reduzido e está afixado no mural da secretaria de Agricultura. Outra opção também é buscar esta analise junto ao IDR – Instituto de Desenvolvimento Rural, que possui parceria com a empresa Tecsolo na realização deste estudo.

Cadastro para receber calcário

O cadastro para a encomenda do calcário já está disponível na secretaria de Agricultura e é importante que o produtor se atente à solicitação o quanto antes para não haver problemas com as datas de entrega. As entregas iniciam na segunda quinzena de fevereiro e seguem durante o ano conforme a programação. A secretaria de Agricultura e Meio Ambiente fica na rua Reinaldo de Oliveira Mendes, 486, Centro, próximo a secretaria de Serviços Rodoviários.

oreporter

Related post