Abandono de animais é crime, alerta prefeitura de Araucária

 Abandono de animais é crime, alerta prefeitura de Araucária
Spread the love

Cão abandonado – Imagem Divulgação

O poder público faz muitas ações para proteção animal, como atendimento às denúncias de maus tratos, vacinação gratuita e campanhas de castração constantes. Mas a colaboração da população é imprescindível nessa causa. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), nessa época do ano os casos de abandono aumentam. Não abandone animais e denuncie ao se deparar com algum abandono. 

No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

Pode-se fazer denúncia do crime até mesmo sem sair de casa, pelo site que atende denúncias no estado do Paraná https://www.policiacivil.pr.gov.br/protecaoanimal. Pela página é possível fazer denúncia anônima ou registrar boletim de ocorrência de maus tratos em geral a animais. É importante que o denunciante consiga alguma prova do crime, como foto contendo placa de carro que abandonou, vídeo da ação; assim como dados do ocorrido, endereço, data, hora etc.

Guarda responsável
Caso precise viajar e não consiga levar o animal, converse com algum amigo ou vizinho para cuidar do pet temporariamente até que possa voltar. Existe ainda a opção de clínicas veterinárias que oferecem o serviço de hotéis pet. Seja um bom tutor, seu pet agradece!

oreporter

Related post