Caminhos de Guajuvira atrai turistas de outros estados e gera renda a produtores rurais

 Caminhos de Guajuvira atrai turistas de outros estados e gera renda a produtores rurais
Compartilhe

Turistas visitam Araucária para conhecer locais turísticos – Da Assessoria

Turistas de diversos estados brasileiros encontram não apenas paisagens deslumbrantes, mas também impulsionam a economia local

Araucária tem se destacado no cenário do turismo rural, atraindo visitantes de diversas partes do Brasil dentre elas Manaus, Rio de Janeiro, São Paulo, Bom Jesus de Iguape, Ponta Grossa, Maringá,  São Francisco entre outros. A área rural da cidade conta com diversos atrativos, como chácaras e sítios que oferecem aos visitantes a oportunidade de conhecer a vida no campo, participar de atividades como colheita, passeios em charretes e piqueniques além de degustar produtos típicos da região.

O encanto dos Caminhos de Guajuvira tem conquistado turistas como Diogo Schlickmann de Oliveira, residente em Araquari-SC. Diogo conta que descobriu o caminho rural de Guajuvira por meio de uma divulgação online de uma agência de turismo. Ao se deparar com anúncios que destacavam os encantos dessa região em Araucária, ficou encantado e decidiu entrar em contato com a agência. Impressionado com o que viu nas informações divulgadas, ele não hesitou em fazer a reserva para explorar os Caminhos de Guajuvira, iniciando assim sua jornada pelo turismo rural de Araucária. “A beleza do trajeto e a hospitalidade dos produtores rurais, me cativou desde a primeira vez que eu percorri e desde então essa região se tornou um destino especial. Já indiquei para mais da metade da minha família e para a família da minha esposa. Também estou sempre indicando nas redes sociais”, relata. 

Maria Leoni Wojcik, Vice-Presidente da Associação de Turismo Caminhos de Guajuvira, destaca o notável aumento de ônibus de turistas provenientes de outras localidades. Segundo Leoni, em alguns dias específicos, a chegada destes ônibus de turistas tem alcançado a expressiva marca de até oito veículos por dia. Essa frequência reforça o crescente interesse na região e destaca os atrativos locais para os visitantes de fora.

O turismo rural em Guajuvira não é apenas uma atração para turistas, mas também uma fonte de renda para os produtores locais. E grande parte deste feito é resultado do apoio proativo da Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) e da Secretaria de Cultura e Turismo (SMCT), ambas desempenhando um papel crucial no desenvolvimento sustentável da região.

A SMAG desempenha um papel crucial ao oferecer suporte aos produtores, destacando-se pelo programa de distribuição de mudas de morangos, com isso, busca não apenas impulsionar a produção dessa fruta, mas também fortalecer a economia local, capacitando os produtores para atender à crescente demanda. Além disso, implementa uma variedade de iniciativas para fortalecer a agricultura na região, como o preparo de solo, no programa Patrulha Rural, e também assistência técnica que abrange todo o ciclo agrícola, desde o plantio até a colheita, visando aprimorar a produtividade. Destacando ainda o apoio às pequenas queijarias por meio da oferta de tanques pasteurizadores de leite, facilitando a transição para a formalidade e impulsionando o crescimento desses empreendimentos na região.

Por outro lado a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) destaca-se como agente estratégico crucial na promoção do turismo rural em Guajuvira. Com uma abordagem eficiente, a SMCT oferece suporte aos empreendedores locais por meio de iniciativas como visitas técnicas e programas de assistência. Um exemplo notável é a realização anual da Caminhada na Natureza, que envolve mais de 600 participantes. Além disso, a SMCT atende guias de turismo da Região Metropolitana de Curitiba e de outros estados, encaminhando-os para o Caminhos de Guajuvira. O departamento também desempenha um papel ativo no Fórum Metropolitano de Turismo, realizado pela ADETUR – Rotas do Pinhão, da qual Araucária faz parte. Essa participação não apenas proporciona percepções valiosas sobre as melhores práticas e tendências no turismo rural, mas também cria um ambiente propício para a troca de experiências entre os empreendedores de Guajuvira e outras localidades. Além disso, a secretaria não apenas divulga os empreendimentos associados no Trade Turístico da RMC, mas também estende seu alcance para todo o estado e país, fortalecendo a presença do turismo rural de Guajuvira no cenário nacional. Essa colaboração ativa contribui significativamente para o crescimento coletivo e para a consolidação de Guajuvira como um destino turístico rural de destaque.

A integração das secretarias SMAG e SMCT em Guajuvira reflete uma abordagem abrangente para o desenvolvimento da região, pois ambas colaboram para o benefício dos Caminhos de Guajuvira. Essas secretarias visam impulsionar não apenas a produção agrícola, mas também fortalecer o potencial turístico e cultural local. 

Araucária está se consolidando como um destino turístico rural de destaque, e as ações coordenadas da prefeitura, em conjunto com o esforço dos produtores locais, estão moldando o Caminho de Guajuvira para um futuro próspero, onde a beleza natural e a hospitalidade se unem para criar experiências memoráveis para turistas de todo o país.

junior

Related post


Isso vai fechar em 5 segundos