Araucária se destaca entre os municípios do Paraná com maior índice de queda nos roubos em 2023

 Araucária se destaca entre os municípios do Paraná com maior índice de queda nos roubos em 2023
Compartilhe

Guarda Municipal em ação na cidade – Foto Divulgação

Em uma divulgação recente da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SSP/PR), que trata do “menor número de roubos da história em 2023” no  Estado, Araucária é destaque, entre os municípios citados, o com a maior queda no índice de roubos em relação ao período janeiro-outubro de 2022 e 2023. Conforme a SSP/PR, o município registrou redução de 51% em relação ao mesmo período do ano passado (de 416 ocorrências para 204). O resultado mostra a importância dos investimentos em modernização da estrutura e treinamento realizados pela Prefeitura nos últimos anos.

Em outubro deste ano, a Secretaria da Segurança Pública do Paraná, com apoio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), já havia divulgado um estudo que colocava Araucária entre os municípios populosos com maior redução na criminalidade no Estado em 2023, com redução de homicídios dolosos, na redução de roubo de veículos, nos crimes de roubo e no combate ao tráfico de drogas. O quadro de profissionais da GMA também foi ampliado nos últimos anos para quase 280.

INVESTIMENTOS – O investimento em segurança pública em Araucária nos últimos anos vai além de números: as pessoas veem nas ruas. São novos veículos adquiridos, novas motos, novas e modernas armas (letais e não letais) e equipamentos, além do investimento em treinamento das equipes. Dentro da Guarda Municipal de Araucária, o investimento também está na melhor estrutura de atendimento de serviços específicos, como a Patrulha Maria da Penha e a Defesa Civil. O município também retomou a ROMU (Rondas Ostensivas Municipais), responsável por patrulhamentos especializados, que exigem preparo para determinadas ações de risco; o grupamento também visa amparar as viaturas que rondam diariamente pelas ruas do município.

A Guarda Municipal de Araucária completou 21 anos em novembro, considerando a lei nº 1364/2002, que criou a instituição.

Com informações da AEN/PR

oreporter

Related post


Isso vai fechar em 5 segundos