Procon-SJP notifica Copel e empresas de telecomunicações por abandono de cabos em vias públicas
O Procon de São José dos Pinhais (Procon-SJP), em parceria com a Secretaria Municipal de Urbanismo (Semu) emitiu uma notificação à Companhia Paranaense de Energia (Copel) e às operadoras de telefonia e provedores de internet que atuam no município. A ação tem como objetivo combater o crescente problema do abandono de fios pelas empresas, causando transtornos nas calçadas e vias da cidade.
Segundo o superintendente do Procon-SJP, Jaiderson Rivarola, a medida foi tomada em resposta às inúmeras reclamações de consumidores, indicando que as empresas têm retirado fios e deixado os mesmos de forma desordenada nas ruas, prejudicando a mobilidade urbana e representando riscos à segurança. “A notificação estabelece um prazo de 10 dias para que a Copel e as operadoras de telefonia e provedores de internet apresentem relatórios detalhados sobre as ações de alinhamento da fiação e a retirada dos cabos, indicando os bairros impactados”, informa Jaiderson.
A determinação também exige que as empresas informem o destino dado aos cabos retirados, atendendo às preocupações dos consumidores de que esses materiais têm sido descartados de forma inadequada, sem o devido cuidado ambiental. A obrigatoriedade de relatar as ações realizadas visa garantir a transparência e responsabilidade das empresas envolvidas.
O Procon-SJP informa ainda que Caso a Copel e as operadoras de telefonia e provedores de internet não cumpram as determinações, estarão sujeitas a multas aplicadas tanto pelo Procon e pela Semu. “Além disso, as empresas poderão ser responsabilizadas pelos danos causados aos consumidores, reforçando a importância de atender às exigências para garantir a segurança e bem-estar da comunidade de São José dos Pinhais”, enfatiza Rivarola.
Reclamações devem ser registradas nos seguintes canais de atendimento ao consumidor:
Site: consumidor.gov.br
E-mail: [email protected]
WhatsApp: (41) 3283-6160
Copel: 0800-5100-116