Câmeras do TRIAR têm ajudado a esclarecer situações relacionadas à condução de veículos ou com usuários

 Câmeras do TRIAR têm ajudado a esclarecer situações relacionadas à condução de veículos ou com usuários
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Câmera no interior de ônibus em Araucária (Da Assessoria)

São quatro câmeras instaladas em pontos estratégicos de cada veículo, um total de 440 pontos

Desde o mês de agosto, toda a frota do sistema de transporte coletivo de Araucária (TRIAR) passou a contar com câmeras de monitoramento. São quatro câmeras instaladas em pontos estratégicos de cada veículo, um total de 440 pontos. O registro dessas imagens no TRIAR é um aliado importante para coibir e identificar situações como violência, vandalismo, assédio e questões sobre a condução do veículo. Ao longo do período de funcionamento, as imagens, captadas em alta definição (HD), têm colaborado para esclarecer diferentes tipos de ocorrência e aferir a qualidade do serviço prestado.

A Superintendência de Transporte Coletivo, vinculada à Secretaria de Planejamento (SMPL), ressalta que as imagens captadas contam com a devida proteção legal e só podem ser fornecidas por meio de mandado judicial. Mas é importante esclarecer que as diferentes ocorrências podem ser analisadas sem, necessariamente, precisar fornecer a gravação. Nos casos de ocorrências relacionadas ao TRIAR que mereçam análise/atenção, os usuários podem informar imediatamente a Superintendência para que o trecho da gravação seja devidamente salvo/arquivado para verificação interna. Casos de colisão de veículos e situações apontadas por usuários, por exemplo, já foram analisados e as imagens permitiram alguns encaminhamentos importantes.

Nos veículos, há duas câmeras que captam imagens gerais da área onde circulam os usuários do TRIAR. Já outras duas, talvez, muitos usuários nem percebam onde estão: uma fica logo acima do motorista e registra a entrada dos usuários. Já a outra câmera é responsável pela captação de imagens do que está à frente do ônibus e tem como foco registrar o deslocamento do veículo, bem como situações externas (como o respeito à sinalização de trânsito).

CONTATO – O atendimento da Superintendência de Transporte Coletivo de Araucária ocorre Terminal Central (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 356, Centro), de segunda a sexta-feira, das 08h às 18 horas. Mais informações e orientações: telefone (41) 3614-7520 ou WhatsApp (41) 3614-1400 (escolher a Opção 4).

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