Ação em SJP conscientiza comerciantes sobre horário da coleta de lixo

 Ação em SJP conscientiza comerciantes sobre horário da coleta de lixo
Spread the love

Equipe da prefeitura orienta comerciantes – Foto: Douglas Trevisan

Uma ação da Secretaria de Meio Ambiente (Semma), realizada na última sexta-feira (8) na Rua XV de Novembro, no Centro de São José dos Pinhais, teve como objetivo conscientizar os comerciantes e lojistas sobre o horário da coleta de lixo, tanto orgânico quanto recicláveis. O recolhimento dos resíduos é feito de segunda a sábado, das 18h às 20h, e busca manter a limpeza e organização da via durante o horário comercial.

Contudo, alguns comerciantes acabam retirando o lixo após esse horário. O chefe da Divisão de Limpeza Pública da Semma, Marcelo Hiroito Jinno, destaca as consequências acarretadas. “Dessa forma, os resíduos ficam a noite inteira nas lixeiras da via e só serão coletados no dia seguinte. Muitos reclamam porque as sacolas são rasgadas e o lixo se espalha”, informa.

Diante dessa situação, caso o comerciante ou lojista não consiga descartar o lixo antes do horário estipulado, a recomendação é de aguardar para colocá-lo próximo ao horário da coleta do dia seguinte, contribuindo para manter a via limpa e organizada durante o horário comercial.

Em meio ao período natalino, com o aumento significativo na circulação de pessoas devido às atrações festivas e food trucks, a Semma disponibilizou mais um caminhão para recolher o lixo durante o período da manhã. “A orientação é que os comerciantes deixem todo o lixo em um local específico para que o caminhão possa recolher e para não atrapalhe pedestres e nem outros lojistas”, recomenda Jinno.

Horário das coletas:

  • A coleta na Rua XV de Novembro é realizada uma vez por dia, de segunda a sábado, das 18h às 20h.
  • A varrição é feita das 07h às 22h.
  • Durante o fim de ano, a coleta está sendo realizada de segunda a sexta-feira, a partir das 9h.

Mais informações podem ser obtidas com a Divisão de Limpeza Pública pelo telefone (41) 3380-0500. Colabore com o meio ambiente e o visual da cidade.

junior

Related post