Com destaque para o Natal, calendário de dezembro também tem cultura, pesca e ciclismo

 Com destaque para o Natal, calendário de dezembro também tem cultura, pesca e ciclismo
Compartilhe

Conheça a programação de Natal pelo Paraná – Foto: Pedro Ribas/SMCS

Eventos culturais, pesca, ciclismo e o Natal estão entre as opções de turismo e lazer neste mês de dezembro no Paraná, que também conta com a chegada do verão. O destaque fica mesmo para as programações de fim de ano das cidades, que prometem encantar o público. As informações constam no Calendário Turístico, no site da Secretaria do Turismo.

Algumas cidades já deram o pontapé inicial nas comemorações de Natal em novembro. A magia desta época vai se espalhar pelo Paraná, já que outras vão inaugurar suas decorações e atividades típicas em dezembro. A programação natalina de cada cidade pode ser acessada nos sites das prefeituras.

Quem mora ou passa pela Capital pode aproveitar o “Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais”, inaugurado dia 22 de novembro, com agendas que seguem até o dia 23 deste mês. A cidade conta com boa parte do seu Centro Histórico decorado, apresentações, decorações e ônibus iluminado.

A tradicional apresentação no Palácio Avenida está agendada para 16 e 17 de dezembro, com o prédio todo caracterizado no melhor estilo natalino para receber os moradores e turistas de todo o País que vêm à cidade exclusivamente para conhecer e apreciar o coro de crianças e adolescentes. Estas são apenas algumas das atrações.

Em outro estilo, mas também um espetáculo especial de fim de ano, todos os corpos artísticos do Centro Cultural Reatro Guaíra se unem para apresentar o “Quebra Nozes”. São mais de 150 artistas em ação, além de toda a equipe técnica. As apresentações serão no palco do Guairão, entre 14 e 20 de dezembro.

Balé Teatro Guaíra, Escola de Dança Teatro Guaíra, G2 Cia de Dança Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica do Paraná apresentarão a terceira montagem deste clássico. Os ingressos já estão à venda.

Outras cidades também já iniciaram as festividades, como Assis Chateaubriand, em 24 de novembro, e que segue até 6 de janeiro. Durante todo o período, a programação conta com apresentações artísticas, fogos de artifício, chegada do Papai Noel e show de luzes das decorações espalhadas pela cidade.

Antonina, Londrina, Ibiporã, Matelândia, Maringá e outros municípios também contam com intensa agenda de atividades para o final do ano, todas voltadas às festas natalinas.

Castro recebe, desde sábado (2), uma grande estrutura de Natal, com a casa do Papai Noel, peças de teatro e tudo mais que remonte ao significado popular e religioso da festa.

No domingo (03), a prefeitura promoveu a Pedalada de Natal, com os participantes contremplando natureza. Os percursos mostraram um pouco do potencial agropecuário, os atrativos locais, como as belas paisagens que podem ser apreciadas no trajetos de 25km e 60km, entre estradas e trilhas. O município de Cidade Gaúcha também promove uma pedalada natalina em 17 de dezembro. 

OUTRAS ATRAÇÕES – O Festival de Pesca Angra Doce em Carlópolis, ocorreu nos dias 2 e 3 de dezembro, celebrando a pesca esportiva estadual, com ênfase na região da Represa de Angra Doce, promovendo competições e atividades voltadas a esse segmento. Porto Rico também recebe, nos dias 9 e 10, o Festival de Pesca, propondo atividades que promovem a troca de experiências e a competição saudável entre os participantes.

Outras atrações são a 16° Festa do Leitão Desossado na Grelha em Bom Sucesso do Sul, o 4° Encontro de Carros Antigos em Ivaiporã, a Festa da Agricultura Familiar em Rio Branco do Ivaí e a Caminhada na Natureza em Rosário do Ivaí.

Veja outras opções de dezembro:

Dia 7 – Festa do Ciclismo em São Jorge do Ivaí

Dia 7 – 4ª Expoiza Santa Izabel do Oeste

Dia 7 – Festa das Nações em São Jorge do Ivaí

Dia 9 – Evento Terra das Cachoeiras em Prudentópolis

Dia 9 – 4° Encontro de Carros Antigos em Ivaiporã

Dias 9 e 10 – Festival de Pesca em Porto Rico

Dia 10 – Caminhada Internacional da Natureza em Cidade Gaúcha

Dia 10 – Cavalgada Histórica e Ecológica em Juranda

Dia 13 – Aniversário de Japurá

Dia 14 – Apresentação da Filarmônica Antoniense em Antonina

Dia 14 – 14ª Expo Mandaguaçu e 11ª Festa Nacional do Porco na Lata

Dia 16 – Salon Náutico em Foz do Iguaçu

Dias 16 e 17 – 7ª edição do Curitiba Jazz festival.

Dia 17 – Caminhada na Natureza em Rosário do Ivaí

Dia 19 – 27 anos de Pontal do Paraná

Dia 21 – Festa da Agricultura Familiar em Rio Branco do Ivaí

Dia 22 – 1ª Expo Flor em Flor da Serra do Sul

Dia 23 – Baile a Fantasia em Cidade Gaúcha

Dia 27 – Festa da Uva em Rosário do Ivaí

Dia 31 – Réveillon em Antonina

Dia 31 – Show da virada em Ivaiporã

Dia 31 – Show da virada em Cidade Gaúcha

oreporter

Related post