Obra de revitalização da Praça do Tindiquera começará nos próximos dias

 Obra de revitalização da Praça do Tindiquera começará nos próximos dias
Spread the love

Ilustração do projeto de revitalização da Praça do Tindiquera (PMPL)

Merece destaque a integração dos espaços, a melhoria no paisagismo, além da futura quadra de areia com objetivo de atender a atividades de vôlei de praia e de handebol de areia.

Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Araucária publicou, no Diário Oficial do Município, o contrato para a obra de revitalização da Praça do Tindiquera. Com isso, os serviços devem ser iniciados nos próximos dias. As melhorias abrangerão uma área de 6.200 m² no entorno do Centro de Referência em Capacitação, da Secretaria de Assistência Social (SMAS), e do CMEI Tindiquera. Merece destaque no projeto a preocupação com a integração dos espaços, a melhoria no paisagismo, além da futura quadra de areia com objetivo de atender a atividades de vôlei de praia e de handebol de areia.

Conforme o projeto elaborado pela equipe da Secretaria de Planejamento (SMPL), a principal alteração que ocorrerá na praça será a melhoria na integração dos espaços, por meio de caminhos e acessos. Um exemplo será a abertura de uma via para pedestres com acesso da rua Marcelino Jasinski à rua José Wsoek pelo meio da praça. Esses caminhos que levam à parte central da praça também poderão ser utilizados para atividades com crianças, garantindo maior segurança, já que as crianças ficarão mais distantes da rua. Essa segurança também estará no parquinho infantil, que será realocado para a parte central da praça e terá piso emborrachado.

A melhoria na quadra de areia incluirá alambrado no entorno e arquibancada nos dois lados. Próximo a ela, ficará a academia ao ar livre, além de um espaço para atividades variadas. Bicicletários também estarão em diferentes pontos da praça. É importante destacar que não haverá qualquer alteração quanto ao acesso da comunidade ao CMEI ou à estrutura da SMAS existentes no local.

DETALHES – O projeto também leva em conta o uso que a comunidade já faz do espaço. No lado voltado para a rua Marcelino Jasinski, há um ponto de ônibus e é costume que as pessoas utilizem uma mureta próxima para sentar e aguardar o transporte coletivo. Essa mureta será transformada em um banco grande, de maneira a atender a quem já está acostumado a aguardar o ônibus neste ponto da praça.

Outro bom exemplo de atenção à comunidade local é que a Prefeitura realizou o mapeamento de todas as árvores e mudas existentes na praça. A grande maioria dessas mudas (no geral, de árvores frutíferas) será preservada. Mais que isso: essas mudas plantadas por um morador da região, foram incluídas no projeto de paisagismo a ser realizado.

oreporter

Related post