Guarda de Honra do Pantheon promove solenidade alusiva ao Dia da Unidade Nacional e das Forças Armadas da Itália

 Guarda de Honra do Pantheon promove solenidade alusiva ao Dia da Unidade Nacional e das Forças Armadas da Itália
Spread the love

Solenida acontecida em Curitiba (Da Assessoria)

No último dia 04 de novembro, em Curitiba, comemorou-se o 105º aniversário do fim da Primeira Guerra Mundial no fronte Italiano, conflito que mudou os caminhos da humanidade, sendo lembrado como um dos mais nefastos da história somando mais de 17 milhões de vidas perdidas.

A solenidade, promovida pelo Istituto Nazionale per la Guardia d’Onore alle Reali Tombe del Pantheon (INGORTP) e realizado nos jardins do Palácio Garibaldi, contou com a presença de diversas autoridades cíveis, militares e diplomáticas, as quais, tomadas de grande emoção, acompanharam a deposição de uma Coroa de Louros no monumento do Soldado Desconhecido (Milite Ignoto).

Na Itália, o “Giorno dell’Unità Nazionale e delle Forze Armate” é oficialmente celebrado no “Altare della Patria” em Roma, ocasião a qual o presidente da República, acompanhado do Ministro da Defesa, do Primeiro Ministro, e do Alto Escalão Militar e de governo, depõe uma coroa de Louros na icônica cerimônia que se encerra com a passagem das Flechas Tricolores, colorindo o céu de Roma com as cores da bandeira.

Em Curitiba, a deposição da Coroa ficou a cargo da Cônsul Geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina Dra. Eugênia Berti que, seguida do Delegado da Guarda de Honra do Pantheon para o Brasil Sr. Filippo Marcon, proferiu um grande discurso em honra à memória de todos os jovens combatentes que perderam suas vidas: “Não existem palavras para preencher o vazio deixado pela morte um jovem” – disse Eugenia Berti.

Durante a palavra alusiva ao ato, ao fim do Toque do Silêncio, o Delegado do Instituto, Filippo Marcon, discorreu sobre o cenário histórico e geográfico que conduziu a Itália à sua Quarta Guerra de Independência a qual, após rendição do Império Austro-Húngaro, culminou com a anexação das terras não redimidas de Trento e Trieste. E conclui dizendo: “neste dia 04, ao mesmo tempo que festejamos a conclusão de nosso processo de unificação, rendemos nossa mais leal gratidão e homenagem a todos os heróis que sacrificaram o seu bem maior, a vida, para que tivéssemos um bem comum – a pátria!”.

Após a leitura da mensagem da Presidente do Conselhos dos Ministros da Itália, feita pelo Guardia d’Onore e Consigliere del CGIE (Conselho Geral dos Italianos no Exterior) Dr. Walter Petruzziello, sob o aplauso dos presentes, a cerimônia chegou ao fim.

GUARDIA D’ONORE DEL PANTHEON: Fundada em 1878 – apolitico, apartitico e patriótico – o INGORTP é reconhecido como a associação de combate e arma mais antiga em atividade na Itália. Tem como objetivo manter viva a memória do Ressurgimento, salvaguardando e tramandando as glórias e tradições militares com as Instituições Cíveis, de Estado, Forças Armadas italianas e estrangeiras. É reconhecido como Ente Moral (R.D. 1047 01/09/1911) e atua sob vigilância do Ministério da Defesa (D.P. 27/02/1990).

O evento contou com a presença do Ex Governador do Estado do Paraná Sr. Orlando Pessuti; da Cônsul Geral da Itália para PR e SC, Dra. Eugenia Berti; do Cônsul Hon. do Reino da Bélgica Dr. João Casillo; do Cônsul Hon. da Costa Rica Sr. Fábio Siebert; da Cônsul Hon. de Luxemburgo, Sra Andrea Vianna; da Cônsul Hon. da Finlândia, Sra. Roseanne Fontana; do Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba Sr Rodolpho Zanin Feijó; do Conselheiro do CGIE Dr Walter Petruzziello; do vice Presidente do Instituto de Relações Internacionais do Paraná Sr Adriano Greco; da Presidente da Legião Paranaense do Expedicionário Sra Rachel Regnier; do Delegado da ADESG Prof. Luis Carlos Pinto; do Pres. da Câmara Técnica de Cultura e História da PMPR Maj. Toledo; do Cônsul da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz para o Estado do Paraná Sr. Gledson Zawadzki; da Presidente do Comitato Dante Alighieri de Curitiba, Sra Deivis Calamucci; do Diretor do Museu do Expedicionário Coronel Said Zendim; do Ex Comandante da 5ª Região Militar General Alessio de Oliveira Silva; do Pres. da Frente Dom Pedro II Dr. Mozart Heitor França; do Delegado para o Brasil da Guardia d’Onore del Pantheon Sr. Filippo Marcon, dos Guardas de Honra Jefferson Rigão, Jairo Miguel, Leonardo Sganzerla, Sérgio Bellotto, Zeca Simões, Eduardo Tozzini, dentre outras autoridades e personalidades, além dos grupos folclóricos italianos Isola del Sole, Anima Dantis, Piccola Italia, Cuore d’Italia, Grupo Ítalo-brasileiro de Santa Felicidade e Venuti dall’Italia.

Imagem Assessoria
Imagem Assessoria

oreporter

Related post