Fazenda Rio Grande tem a população mais jovem do Paraná, aponta Censo 2022

 Fazenda Rio Grande tem a população mais jovem do Paraná, aponta Censo 2022
Spread the love

Terminal de Ônibus Fazenda Rio Grande – Foto: Maurilio Cheli

De acordo com os dados do Censo 2022, a população idosa no Paraná quase dobrou nos últimos 22 anos. Atualmente, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais residem no estado, representando 16% dos moradores. Na contramão, Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, é o município mais jovem do estado do Paraná, onde apenas 8,6% são idosos. No último Censo divulgado, Fazenda Rio Grande se destacou também por ser a segunda cidade que mais cresceu no Brasil entre os municípios que tinham menos de 100 mil habitantes em 2010, com um aumento de 84% da sua população de um levantamento para outro.

Com pouco mais de 30 anos de fundação, Fazenda Rio Grande se consolidou como uma opção de moradia pela proximidade de Curitiba e o custo de vida mais acessível, o que fez muitas famílias migrarem para o município. Outro fator é o aumento de empresas e fábricas instaladas na região. Com a oferta de oportunidades, as pessoas vão para a cidade para ficar mais próximo do local de trabalho. De acordo com Eduardo Fernandes, diretor de operações responsável pela área de análise de mercado da Indespar, empresa situada em Fazenda Rio Grande do setor de incorporações e desenvolvimento imobiliário, o custo de vida ainda é o fator predominante para a escolha da moradia. “A mobilidade urbana dentro de Curitiba começa a se saturar e, às vezes, é mais vantajoso você vir para a Fazenda Rio Grande, ter tranquilidade e um custo de vida menor do que na capital. As pessoas residem aqui e fazem essa mobilidade. Porém, a cidade está se industrializando e a oferta de empregos é cada vez maior, o que fará essa mobilidade desacelerar com o tempo e a mão de obra ficar no município mesmo”, relata.

Essa migração de pessoas jovens e que geram mão de obra é alta, o que é um benefício para a região. “Qualquer território, em qualquer parte do mundo, precisa de recursos para prosperar. Recursos humanos, materiais, tecnológicos e tudo mais. Então, se eu tenho recursos humanos em abundância, eu tenho produção em abundância, a possibilidade de transformação, de comercialização e de apresentação de serviços. Isso é uma grande vantagem dos municípios que têm uma população jovem como tem a Fazenda Rio Grande”, finaliza o diretor de operações.

Fazenda Rio Grande na região sul do Paraná (Divulgação)

oreporter

Related post