Rádio Evangelizar inova na inclusão e lança programa voltado para comunidade surda

 Rádio Evangelizar inova na inclusão e lança programa voltado para comunidade surda
Compartilhe

Rádio Evangelizar inovando sua programação (Da Assessoria)

Rádio Evangelizar lançou um projeto de rádio inclusão, totalmente voltado à comunidade surda. Com a proposta de promover a acessibilidade na comunicação radiofônica, o “Incluir & Evangelizar” será transmitido nas redes sociais da emissora, que somam mais de 415 mil seguidores e inscritos.
Com o desafio de produzir um programa de rádio para ser visto e não ouvido, o “Incluir & Evangelizar” não terá sons e será integralmente narrado em Libras.“Estamos acostumados a ver os intérpretes ocupando um espaço pequeno no canto da TV. Agora, o intérprete passa a ser apresentador do programa, aparecendo em primeiro plano, no centro da imagem”, destaca a produtora de conteúdo da Rádio Evangelizar, Adriana Lopes.
Quem se emocionou ao gravar os oito episódios que irão ao ar a partir da próxima segunda-feira, 6 de novembro, foi a apresentadora do novo programa, Tere Selenko, professora, tradutora e intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Há 9 anos ela coordena a equipe de intérpretes de Libras que atua nas transmissões da TV Evangelizar, de Missas, Cerimônias de Adoração, programas campeões de audiência, como o “Noite de Louvor”, e eventos especiais da Obra Evangelizar, como o “24 Horas em Oração na Presença do Senhor”, o “Retiro Nacional” e a “Festa de Jesus das Santas Chagas”.
Habituada a aparecer nas transmissões de forma mais discreta, chamou a atenção da nova apresentadora o ritual de profissionais de televisão que têm destaque nas telas. “É tudo tão diferente, começando com a roupa e a maquiagem. É gratificante fazer parte disso e não encontro palavras para agradecer e expressar o tamanho do respeito que vejo a rádio colocar neste trabalho inovador ”, diz.
Na primeira temporada do “Incluir & Evangelizar”, os episódios terão até 15 minutos de duração, no canal do YouTube da emissora e em versão reduzida no Instagram. O programa será exibido em três edições semanais: às segundas, às 7h, quintas, às 17h e domingos, às 8h.
Os temas estão relacionados à Obra Evangelizar, fé católica, cidadania, questões de interesse da comunidade surda, entrevistas, músicas e os bastidores da rádio. “Nosso propósito é levar ao conhecimento desse público tudo aquilo que pode ser útil e melhorar a vida de cada um. Além disso, queremos mostrar as questões enfrentadas pelas pessoas com deficiência, dando voz a essa audiência. Recebemos relatos de pessoas que sofrem com a dificuldade de se comunicar, até mesmo com os próprios médicos. É muito triste saber que a acessibilidade na saúde não é universal. Nossa forma de contribuir é essa: o rádio inclusivo”, conclui a produtora da emissora.
Outras iniciativas pela inclusão
O “Incluir &  Evangelizar” é parte de um conjunto de ações da Obra Evangelizar voltadas à acessibilidade e inclusão. Na última sexta-feira de cada mês, o Padre surdo Wilson Czaia celebra a Missa Especial em Libras, no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas. A Santa Missa, que começa às 7h30, tem transmissão ao vivo pela TV  Evangelizar. As próximas celebrações em Libras estão programadas para os dias 24/11 e 29/12.
A Associação Evangelizar É Preciso ainda arrecada lacres de latinhas de alumínio para a troca por cadeiras de rodas desde 2019 e, atualmente, tem parceria com os Institutos Encurtando Caminhos e Maurício de Souza. Ao todo, a Obra já arrecadou 1,8 toneladas de lacres, que resultaram na doação de 20 cadeiras. Também reserva 10% das vagas dos Feirões de Empregabilidade promovidos com parceiros para PcDs. Somente em 2023, até o mês de setembro, os Feirões encaminharam 1.987 candidatos a entrevistas de emprego, que resultaram em 1.057 contratações. Além disso, o Jornal do Evangelizador, enviado mensalmente aos associados, tem versão em áudio, que, em breve, estará disponível no aplicativo da Obra.


“Incluir & Evangelizar” estreiou nesta segunda-feira (6) e terá como apresentadora a tradutora intérprete em Língua Brasileira de Sinais, Tere Selenko

oreporter

Related post


Isso vai fechar em 5 segundos