Níveis dos rios voltam a subir em União da Vitória, Rio Negro e São Mateus do Sul

 Níveis dos rios voltam a subir em União da Vitória, Rio Negro e São Mateus do Sul
Compartilhe

União da Vitória, no sábado (28) — Foto: Reprodução/RPC

Os níveis dos rios Iguaçu e Negro voltaram a subir neste domingo (29) em União da Vitória,  São Mateus e Rio Negro. Nas últimas semanas, as três cidades tiveram enchentes que afetaram mais de 20 mil moradores. Agora, as fortes chuvas que voltaram a cair no Paraná desde quinta-feira (26) acendem um novo alerta nos municípios.

Em Rio Negro, o nível do rio subiu 2,44 metros em 24 horas: de 3,951 metros às 17h de sábado (27) para 6,395 metros no mesmo horário deste domingo (28). Os dados são do Monitoramento Hidrológico da Copel.

Em União da Vitória, a alta foi de 7,222 no sábado (27) para 7,5 no domingo. A previsão é que o nível do Rio Iguaçu volte a se aproximar de 8 metros nos próximos dias, atingindo 7,9 metros na manhã de terça-feira (31).

A cidade teve, neste mês de outubro, a terceira maior enchente da história. Especialistas explicam que a região alaga com tanta frequência e mesmo após a parada das chuvas por causa da geografia da cidade e do rio considerado o maior do Paraná.

Na Usina Foz do Areia, que fica a cerca de 100 km à frente de União da Vitória, considerando o sentido do rio, a vazão que chega ao reservatório dobrou nas últimas 24 horas, passando de 3 milhões de litros por segundo para cerca de 6 milhões de litros por segundo, diz a Copel.

Em São Mateus do Sul, o aumento do Rio Iguaçu está sendo mais brando: de 4,39 metros às 17h de sábado (28), o nível subiu para 4,42 metros no mesmo horário deste domingo (29).

Balanço das chuvas

Segundo relatório divulgado às 17h30 deste domingo (29) pela Defesa Civil, não há novos registros de ocorrências em União da Vitória, Rio Negro e São Mateus do Sul.

Mas no restante do estado, desde quinta-feira (26) mais de 31,1 mil pessoas foram afetadas pelos temporais e pelo menos 4.491 imóveis foram danificados. O norte pioneiro recebeu a passagem de um tornado. No sudoeste, um sofá e duas geladeiras foram arrastados coma força da água do trmporal. Na região central, cinco casas foram arrastadas pela correnteza.

oreporter

Related post