Após estragos provocados pelas chuvas, São Mateus do Sul decreta situação de emergência

 Após estragos provocados pelas chuvas, São Mateus do Sul decreta situação de emergência
Compartilhe
Nível do rio subiu e provocou alagamentos no município – Foto: Reprodução/Bombeiros São Mateus do Sul

A Prefeitura de São Mateus do Sul, no sul do estado, decretou situação de emergência pelas fortes chuvas, que provocaram estragos desde a noite da última quarta-feira (11).

O decreto foi publicado nesto sábado (14) no Diário Oficial do Município. O documento é assinado pela prefeita do município, Fernanda Garcia Sardanha.

Ela justificou a situação de emergência pelo aumento do nível do Rio Iguaçu, que chegou a mais de 5 metros, provocando alagamentos, inundações, uma ponte destruída, 73 bueiros danificados, além de pessoas desabrigadas e desalojadas.

De acordo com a prefeita, a Defesa Civil municipal deu parecer favorável ao decreto, que autoriza a “mobilização de todos os órgãos municipais nas ações de resposta ao desastre e convocação de voluntários”.

O decreto também permite “o início dos processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares comprovadamente localizadas em áreas de risco”, assim como “a dispensa de licitação de contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre”.

Danos

De acordo com a Defesa Civil da cidade, 64 pessoas estão desabrigadas e 720 desalojadas. 2,2 mil moradores foram afetados pelas chuvas.

Os bairros mais atingidos são Vila Amaral, Usina Velha e o Jardim Dona Hermínia.

oreporter

Related post