Araucária se destaca entre os municípios do Paraná com maior redução na criminalidade
Da Assessoria
Foi divulgado um estudo do Centro de Análise, Planejamento e Estatísticas (CAPE) da Secretaria da Segurança Pública do Paraná, com apoio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), que coloca Araucária entre os municípios populosos com maior redução na criminalidade no Estado em 2023. Araucária se destaca na redução de homicídios dolosos, na redução de roubo de veículos, nos crimes de roubo e no combate ao tráfico de drogas. Da parte da Prefeitura de Araucária, o investimento, nos últimos anos, em modernização das estruturas e no efetivo de profissionais de segurança pública é histórico.
Sobre roubo de veículos, Araucária registrou redução de 70% no período avaliado no estudo. Trata-se da segunda maior redução entre os 21 municípios paranaenses mais populosos avaliados. Quando o tema é homicídio doloso (aquele em que há intenção de matar ou que a pessoa assume o resultado), a redução registrada em Araucária foi de 58%; a quarta maior redução no Estado. Nos crimes de roubo, a redução em Araucária foi de 54%; a segunda maior no Estado. Por fim, o combate ao tráfico de drogas, com “casos flagrados e interrompidos”, teve evolução de 127% em Araucária; o terceiro melhor resultado no Estado.
O investimento em segurança pública em Araucária nos últimos anos vai além de números: as pessoas veem nas ruas. São mais de 35 novos veículos adquiridos, novas motos, novas e modernas armas (letais e não letais) e equipamentos, além do investimento em treinamento das equipes. Dentro da Guarda Municipal de Araucária, o investimento também está na melhor estrutura de atendimento de serviços específicos, como a Patrulha Maria da Penha e a Defesa Civil. O município também retomou a ROMU (Rondas Ostensivas Municipais), responsável por patrulhamentos especializados, que exigem preparo para determinadas ações de risco; o grupamento também visa amparar as viaturas que rondam diariamente pelas ruas do município. A ampliação do atendimento à população só foi possível também com a ampliação do quadro de profissionais, que atingiu o recorde de 280. Isso possibilita também melhorar o trabalho de caráter policial (combate a assaltos, tráfico de drogas e crimes em geral).