Após chuva e vendaval derrubar até Cristo, Inmet solta alerta vermelho para risco de alagamentos no Paraná
Nem mesmo Jesus Cristo passou ileso pelos dias de chuva e vendaval no Paraná. Neste sábado uma forte ventania registrada em Lunardelli, no norte do Paraná, derrubu a imagem de Cristo que ficava em cima do portal turístico da cidade, informou a prefeitura local. Os trabalhos de recuperação da obra já foram iniciados e ninguém se feriu no incidente, felizmente.
Para este domingo, no entanto, os paranaenses podem esperar mais aguaceiro. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu hoje três alertas para o Paraná, dois deles de nível laranja (“Perigo”), ambos tratando de tempestades, e outro de nível vermelho (“Grande perigo”) avisando sobre os riscos do grande acumulado de chuva. Ao todo, 115 das 399 cidades do estado estão sob risco de alagamentos.
Um dos alertas referentes à tempestade vale para todo o estado. “Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, informa o Inmet.
O alerta vermelho, por sua vez, é válido para a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o Sudoeste, Sudeste, Centro-Sul, Centro Oriental e Oeste do Paraná. “INMET publica aviso iniciando em: 08/10/2023 00:00. Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco”, informou o Instituto.
As instruções aos paranaenses são as seguintes:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).