Paraná está com alerta de tempestades; ventos podem chegar a 100 km/h, diz Inmet

Compartilhe
Prenúncio de chuva com ventos no final de semana –  Foto de Alexandre Macieira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de tempestade para o Paraná, válido até este domingo (8). De acordo com o órgão ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, os ventos serão intensos no fim de semana, podendo chegar a até 100 km/h, e há um grande volume de chuva previsto para todo o estado. Nos últimos dias o estado enfrentou diversos problemas causados por temporais.

De acordo com a Defesa Civil, entre quarta (4) e quinta-feira (5) 6.090 pessoas de 22 municípios foram afetadas. Mais de mil casas foram danificadas de alguma forma por vendavais, chuvas de granizo, enxurradas, alagamentos ou deslizamentos. 

Os ventos podem chegar a 60 km/h e também é prevista queda de granizo. O alerta é válido para a metade sul do estado. 

Para este sábado (7) e o domingo (8), o alerta de tempestade é de perigo, e estendido a todas as cidades do Paraná. O Inmet aponta que a chuva deve acumular até 60 mm por hora ou 100 mm por dia. Os ventos, intensos, podem chegar a 100 km/h e também é prevista queda de granizo.

Como se proteger de tempestades

Em caso de emergências, informações devem ser consultadas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros pelo telefone 193. Problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia e quedas de postes devem ser relatadas à Copel pelo telefone 0800 51 00 116.

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
  • Não estacione veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
  • Mantenha distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados;

Orientações para desastres específicos, como vendavais, chuvas de granizo, deslizamentos, inundações, alagamentos, enxurradas e tempestade de raios podem ser consultados no site da Defesa Civil.

oreporter

Publicações relacionadas


Isso vai fechar em 5 segundos