lta tecnologia garantiu mais segurança durante a 2ª Expofazenda
A 2ª Expofazenda – Feira Agroindustrial, reuniu mais de 270 mil pessoas em cinco dias no Centro MultiEventos e as forças de segurança acompanharam atentamente essa movimentação.
Utilizando 15 câmeras com a tecnologia de reconhecimento facial foi possível identificar 38 pessoas com problemas na Justiça, sendo que três que estavam com mandado de prisão em aberto foram detidos. Após o término da Feira, todo aparato tecnológico da Expofazenda será utilizado dentro do município.
Essa foi uma das ferramentas utilizadas pela Guarda Municipal e Polícia Militar para garantir mais segurança ao público. No total, mais de 300 homens das forças de segurança – GM, PM, Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Civil – garantiram o bem estar da população.
As câmeras focam no rosto da pessoa que está no ambiente protegido. Como cada pessoa possui características faciais próprias, o software captura de forma rápida a imagem e compara com as outras que estão armazenadas em bancos de dados. Depois disso, caso a Central de Monitoramento verifique semelhanças, o alerta é dado para a abordagem.
Além das câmeras de reconhecimento facial, a Guarda Municipal utilizou durante a Expofazenda, as câmeras móveis que utilizam a tecnologiaLicense Plate Recognition(LPR), que ao fazer a leiturada placa verifica se há alguma indicação de furto ou irregularidades.
A tecnologia tem sido utilizada pela Guarda Municipal e é apontada como uma das responsáveis pela redução no número de furtos de carros na região. A Prefeitura de Fazenda Rio Grande conta com essa tecnologia e faz parte das muitas ferramentas de inteligência usadas no combate ao crime no município.
O uso da tecnologia foi possível também devido à parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública (SESP) e a Polícia Militar.
A Defesa Social também usou drones (que auxiliaram no controle de trânsito) e câmeras que são utilizadas pela segurança do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta). Elas possuem alta tecnologia e contam com Inteligência Artificial.
O secretário Coronel Barroso disse que mesmo com um grande público foi possível controlar a segurança e não houve registro de ocorrências graves.