Araucária: Gratuidade no TRIAR aos domingos já completou 6 anos
Não ‘foi ontem’ e não ‘foi sempre assim’: conquistas merecem ser lembradas; ainda mais quando beneficiam milhares de pessoas. A tarifa “domingueira”, que é a gratuidade no sistema de transporte coletivo local (TRIAR) aos domingos, completou seis anos em 24 de setembro. A gratuidade ocorre por meio do uso do cartão TRIAR. Conforme informações da Superintendência de Transporte Coletivo,vinculada à Secretaria de Planejamento (SMPL), antes da gratuidade aos domingos, o fluxo de usuários era em torno de 5 mil; no máximo 5.500. Com a gratuidade oferecida pela Prefeitura, o transporte tem sido aproveitado por cerca de 14.500 usuários/domingo para atividades familiares, de lazer ou religiosas, por exemplo.
A “domingueira” foi um dos primeiros benefícios implantados no transporte coletivo de Araucária, se levar em conta a longa lista de melhorias e gratuidades locais que colocaram o município em destaque nacional. Antes dela, a Prefeitura havia isentado o transporte de estudantes da rede pública (da Educação Infantil ao Ensino Médio) e as crianças e adolescentes que participam de programas da Secretaria de Assistência Social; nem mesmo as reduções de tarifa ainda haviam sido implantadas. O cartão TRIAR possibilita também outro tipo de gratuidade a todos os usuários: trata-se da “Integração Ponto a Ponto”, uma integração temporal e gratuita entre diferentes linhas do TRIAR fora dos terminais e respeitando o período de uma hora.
RECENTE – A mais recente novidade do sistema de transporte coletivo de Araucária (TRIAR) é que toda a frota de 110 ônibus recebeu melhoria do sistema que oferece internet sem fio gratuitamente. Trata-se de uma tecnologia importada, devidamente registrada no Brasil, e adequada para veículos de transporte como ônibus e trens. Em julho de 2018, Araucária iniciou a implantação do wi-fi grátis em todos os ônibus do TRIAR. Desde então, os usuários passaram a contar com a opção de acesso gratuito para ler notícias, acessar e-mails, conversar via mensagens instantâneas, entre outros benefícios que a internet oferece.
REFERÊNCIA NACIONAL – O transporte coletivo de Araucária tem sido apontado como referência positiva em todo o país pela sequência de reduções na tarifa, pelos benefícios oferecidos e outras melhorias na área. Desde o início de 2018, já foram realizadas oito reduções consecutivas da tarifa de transporte: hoje, em apenas R$ 1,25. Se nada tivesse ocorrido, a tarifa poderia estar em R$ 5,50 (seguindo a lógica anterior de equiparar à tarifa metropolitana).
Cerca de 30% de todos os usuários do TRIAR contam com isenção; incluindo todos os estudantes de instituições públicas do município (da educação infantil ao ensino médio) e o adulto que leva a criança (até 12 anos) à escola, universitários de instituições públicas (ou que sejam beneficiários de bolsas de estudos, como PROUNI, FIES e SISU), inscritos em escolinhas esportivas, cursos profissionalizantes da Secretaria de Trabalho e Emprego.
COMO TER O CARTÃO? A emissão do cartão TRIAR é realizada no Terminal Central de Araucária. Mais informações: (41) 3614-7520 (telefone/WhatsApp).