IAT emite licença prévia para construção da Ponte de Guaratuba; veja próximas fases

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Ponte de Guaratuba deve ter seção estaiada e 1,2 km de extensão — Foto: Divulgação/Aen

G1 Paraná

O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu a licença ambiental prévia para a construção da Ponte de Guaratuba, no litoral. A construção, que custará R$ 386,9 milhões, terá mais de um quilômetro de extensão e vai ligar os municípios de Guaratuba e Matinhos. De acordo com o Governo do Paraná, a licença prévia foi assinada na quinta-feira (27). Com o documento, o Consórcio Nova Ponte, que venceu a licitação em dezembro de 2022, pode iniciar os trabalhos de projetistas e de engenharia.

A obra ainda não tem data para começar a ser executada, mas a expectativa do governo é que isso aconteça no segundo semestre de 2023. Antes do início da construção, o consórcio precisa obter a liberação da chamada “Licença de Instalação”.

Segundo o Governo do Paraná, a obra era esperada há mais de 30 anos e promete ser uma alternativa aos motoristas que utilizam o ferry-boat para ir de um município para o outro. Em diversas ocasiões, especialmente feriados, o serviço tem registro de longas filas.

Veja os próximos passos para construção da ponte:

  • Apresentação de um Plano de Controle Ambiental
  • Apresentação do projeto executivo e memorial descritivo de implantação
  • Cronograma de obras
  • Liberação da Licença de Instalação
  • Início das obras

De acordo com o Governo do Paraná, quando as obras começarem, o prazo de execução é de até dois anos – contando licença e projeto, são 32 meses de contrato.

Fiscalização

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) será responsável pela administração e fiscalização do andamento do contrato, acompanhando os trabalhos nos projetos e dando a aprovação final aos mesmos antes do início da obra. O consórcio responsável pela obra é formado pelas empresas OECI S.A., Carioca Christian-Nielsen Engenharia S.A. e Goetze Lobato Engenharia S.A.

Como vai ser a obra

A ponte terá 1,2 km de extensão, quatro faixas de tráfego e calçadas com ciclovia em ambos os lados com três metros de largura. Hoje, a ligação entre Matinhos e Guaratuba, onde a estrutura será erguida, só é possível por meio do ferry-boat.

De acordo com o Governo do Paraná, os acessos à ponte vão passar por mudanças. A margem norte da PR-412 será alargada para facilitar o encaixe na estrutura da ponte.

A chegada à Guaratuba será pelo bairro Caieiras. Ao todo, juntando a ponte e as vias que serão feitas, a obra deve chegar a três quilômetros de extensão.

oreporter

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