Athletico vence o Libertad e abre vantagem mínima nas oitavas da Libertadores
GE Paraná
Em um confronto aberto, o Athletico venceu o Libertad por 2 a 1 na noite desta terça-feira, na Arena da Baixada, e saiu em vantagem nas oitavas de final da Libertadores. Vitor Roque e Nico Hernández marcaram para o Furacão, enquanto Villalba fez para o Alvinegro. Todos os gols saíram no primeiro tempo. O time brasileiro precisa de qualquer empate ou vitória para avançar às quartas de final na próxima semana, em Assunção. Vale destacar os 12 jogos de invencibilidade do Athletico de Felipão com nove triunfos e três igualdades.
PRIMEIRO TEMPO
Lá e cá. Os 45 minutos iniciais foram de gols e muito espaços para as equipes jogarem. Logo aos cinco, Terans encontrou Vitor Roque na área, que bateu forte para abrir o placar pelo Athletico. Pedrinho, em seguida, obrigou Martín Silva a fazer boa defesa. O Libertad passou a controlar o meio e assustar com cabeçada e chute rente à trave, ambos de Melgarejo. De tanto tentar, saiu o empate. Samudio cruzou da esquerda, Villalba apareceu por trás da zaga e bateu firme. O time paraguaio seguia melhor, quando a bola parada colocou o Furacão em vantagem novamente. Em cobrança rápida, Cuello cruzou da direita, a bola passou pela área e chegou em Nico Hernández, que finalizou para as redes. Logo depois, Cuello viu o goleiro adiantado e, da intermediária, surpreendeu e acertou o travessão. Diego Gómez ainda assustou em cabeçada que Bento segurou e ligou o contra-ataque. Terans deu um chapéu em Barboza e cruzou na medida para Vitor Roque cabecear para fora.
SEGUNDO TEMPO
A etapa final demorou um pouco para engrenar, mas teve momentos parecidos novamente com chances dos dois lados. Erick encontrou Vitor Roque, que girou, ajeitou e chutou para Martín Silva espalmar. Barboza respondeu, subiu sozinho e cabeceou perto da trave. Na sequência, Melgarejo recebeu na direita, avançou pelo meio e soltou uma pancada no travessão de Bento. O Athletico obrigou o goleiro a fazer duas grandes defesas, em chutes de Cuello e Terans. No fim, o Libertad ativou o “modo chuveirinho” e não assustou mais.
Vitor Roque estreia e se torna o mais jovem do Athletico a marcar gol na Libertadores
AGENDA
A partida de volta está marcada para 5 de julho, terça-feira, às 21h30, no Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai. Antes, o Athletico volta a campo contra o Palmeiras no sábado, às 21h, no Allianz Parque, pela 15ª rodada do Brasileirão.
COMO FICA
Com a vitória simples, o Athletico precisa de qualquer empate ou vitória para avançar às quartas de final. O Libertad precisa vencer por dois gols de diferença para avançar direto. Derrota do Furacão por um gol vai para os pênaltis.