Governo Federal libera reajuste no valor de medicamentos, tendo uma alta de 10,89%
Da Redação
Nesta sexta-feira (1), o Governo Federal liberou o reajuste no valor dos medicamentos em todo país, isso significa um aumento de 10,89%. O anúncio foi feito hoje pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), em uma publicação no Diário Oficial da União.
“Esta resolução entra em vigor na data da sua publicação”, diz o texto publicado.
Ano passado o reajuste foi bastante inferior, chegou a 10,08%. Essa correção se deu com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que nada mais é do que um medidor da inflação.
Reajuste no preço dos medicamentos: saiba como conseguir remédios de graça no Paraná
Os medicamentos ainda podem vir a sofrer variações no preço de acordo com cada estado devido à cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“É importante o consumidor pesquisar nas farmácias e drogarias as melhores ofertas dos medicamentos prescritos pelos profissionais de saúde”, recomenda o presidente executivo do Sindusfarma, Nelson Mussolini.
Analisando os últimos dois anos de pandemia (2020-2021), no geral, os medicamentos obtiveram um aumento de 3,75%.
Tendo isso em vista, os estabelecimentos já tem a liberação para aplicar esse reajuste, a partir de hoje mas vale lembrar que os remédios têm preço controlado e congelado por 12 meses e nenhuma farmácia poderá aumentar o preço máximo ao consumidor (PMC) de seus produtos sem autorização do governo.