Secretaria de Saúde de Pên realiza neste sábado mutirão de vacinação infantil
Da Assessoria
A secretaria de Saúde de Piên realiza neste sábado, dia 19, um mutirão para vacinação infantil contra a Covid-19. A vacinação será destinada para todas as crianças com idades entre 5 e 11, que ainda não receberam a dose do imunizante. Não é necessário agendamento nem cadastro, porém é obrigatória a presença do pai ou responsável no ato da vacina.
Em Piên o levantamento da secretaria de Saúde é que 1377 mil crianças estão aptas a receber a vacina, porém, até o momento apenas 357 procuraram a unidade de saúde. “Estamos fazendo este mutirão para oportunizar que os pais tragam seus filhos para receberem o imunizante. Ressaltamos que a aplicação da dose é segura e é a nossa única ferramenta para o combate à Covid-19”, falou o secretário de Saúde Pedro Cavalheiro da Silva. Segundo o secretário a expectativa é de atingir neste sábado pelo menos metade da população infantil vacinável. “Para isso vamos reforçar a equipe e trabalhar para aplicar as doses”, disse.
Para o prefeito Maicon Grosskopf a realização do mutirão de vacinação oferece uma oportunidade para que os pais possam se programar para levar seus filhos. “Esta é uma opção de atendimento de livre demanda, em um dia estratégico que a maioria dos pais não está trabalhando e consegue se deslocar levando seu filho ao posto”, disse o prefeito. A adesão ao mutirão é de grande importância para que possamos garantir mais segurança aos pequenos, sobretudo nesse período de crescente dos casos de Covid-19.
A vacinação acontece neste sábado, das 08h às 12h na unidade de saúde do Centro e de Trigolândia. Todas as crianças de 5 à 11 anos poderão receber a dose da vacina, basta estarem acompanhados de pai ou responsável com documento de identificação e a carteirinha de vacinação.
Aplicação de 2ª dose e de reforço
Durante o mutirão também está sendo feita a aplicação da vacina nos adultos ou maiores de 11 anos que ainda possuem alguma dose pendente. Esta é a última oportunidade para quem ainda não tomou a 2ª dose da Astrazeneca, pois após este prazo não haverão mais vacinas disponíveis. Também será feita a aplicação da dose de reforço para aqueles que tomaram a 2ª dose há 4 meses.