Sobrevivendo à infidelidade: como curar depois de ser enganado
Você descobriu que seu parceiro traiu, e agora você está em um tailspin. Sentimentos de traição, raiva, tristeza, frustração, ansiedade e confusão inundam você. Você se sente vazio. Você sente como se seu coração tivesse sido arrancado do seu peito. É fácil, e natural, pensar que você nunca vai superar o que você está experimentando. Para muitos, a ideia de “sobreviver” à infidelidade parece impossível.
Alguns casais que encontram traição dentro de seus relacionamentos imediatamente vão para um término ou divórcio. Enquanto outros podem querer trabalhar nisso. Qualquer que seja sua decisão final para o seu relacionamento, haverá necessidade de cura para seguir em frente. Se você encontrou infidelidade, aqui estão algumas dicas de como você pode se curar e começar a se sentir como você mesmo novamente.
1. Permita-se sentir seus sentimentos.
Enterrar, ignorar e reprimir seus sentimentos só atrasará sua cura. Você deve permitir-se sentir tudo o que você está sentindo a fim de processar adequadamente e trabalhar através dele. Honrar seus sentimentos também ajudará a mantê-lo presente, de modo que você é menos propenso a agir a partir de reações.
2. Não se culpe.
É fácil se culpar pelo caso do seu parceiro. Por exemplo, você pode pensar, “Se eu só prestasse mais atenção”, ou, “Se eu não tivesse começado essa briga no outro dia.” Pode ser natural pensar que você fez algo errado para provocar seu comportamento, mas é importante saber que você não é responsável pela decisão do seu parceiro de colocar seus próprios desejos acima de você e seu relacionamento. Mesmo que houvesse problemas dentro de seus relacionamentos, isso não justifica a traição do seu parceiro. A responsabilidade pelo caso é estritamente com seu parceiro. Deixe-se fora do gancho.
Se você é uma mulher que foi traída, ou uma mulher presa num relacionamento sem amor, e que tem vontade de explorar outras coisas no mundo afora, não pense que o mundo não tem outras soluções melhores para você. É bem comum mulheres se envolverem com homens mais velhos, após vivenciar várias desilusões amorosas, e desempenharem , por que não?
Muitos dos homens ou mulheres que se envolvem em relações extraconjugais, invadindo, por assim dizer, o relacionamento de outras pessoas, o fazer por uma questão financeira: “eu não acho certo e não gostaria que fosse comigo, mas não posso abrir mão do meu patrocínio financeiro”, esse é um pensamento muito comum.
3. Ame a si mesmo.
A infidelidade faz um número em sua autoestima e autoestima. Você pode duvidar de sua atratividade ou quão incrível de uma pessoa você realmente é. É quando você precisa lembrar o quão adorável você é fazendo coisas que fazem você se sentir bem. Talvez isso signifique explorar seus hobbies e atividades favoritos que você coloca no back-burner durante o seu relacionamento sugar. Você também pode querer participar de uma academia ou uma aula de fitness desafiadora, como levantamento de peso ou CrossFit, para provar a si mesmo o quão forte e durão você é. Amar a si mesmo pode significar fazer um retiro de fim de semana na Mãe Natureza e passar um tempo consigo mesmo. O que te ilumina e faz você se sentir nutrido e amado, faça isso.
4. Procure apoio.
Um parceiro traidor pode inflamar um sentimento de vergonha e constrangimento. No entanto, esta é uma situação em que você vai precisar de todo o amor e apoio que você pode obter. Ouse procurar seus amigos e familiares mais confiáveis para obter seu apoio. Você vai descobrir que eles podem te ouvir (não julgando) sempre que você precisar. Procurar ajuda profissional, como um terapeuta, também é uma boa ideia. Infidelidade é um fardo que você não deve carregar sozinho.
5. Não desperdice energia odiando seu parceiro.
Se você decidiu continuar com o relacionamento ou não, há sentimentos feridos e raivosos. Sentimentos de desprezo e vingança são muito naturais neste cenário. Sim, sinta a raiva, mas não viva lá. A raiva só gera mais raiva, e ao permanecer nesse ciclo vicioso, será difícil seguir em frente com sua vida. Você não precisa perdoar seu parceiro imediatamente (você pode nunca perdoar totalmente o que eles fizeram), mas você também não precisa dar mais poder ao seu parceiro. Faça um favor a si mesmo, e escolha sua própria paz de espírito ao longo de desperdiçar energia preciosa em alguém que te machucou.
Curar após a infidelidade é uma jornada pessoal, então tenha em mente que não há cronograma de como você chega lá. Concentre-se no que você precisa fazer para se sentir como você mesmo novamente. E lembre-se: chegar a um lugar de paz é um processo, então seja gentil consigo mesmo.