Bebê encontrado pela Guarda Municipal de Araucária não foi abandonado
Texto de Allex Furttado
A princípio caracterizado como abandono de incapaz, essa foi a ocorrência atendida as 06h54 da manhã de sábado no Estádio do Tupy, quando um homem entrou em contato com o plantão do 153 afirmando ter encontrado um recém-nascido do sexo feminino abandonada as margens do campo de futebol. A equipe da guarda encontrou o bebê com vida, mas com a pele arroxeada devido as baixas temperaturas do início dessa manhã atípica de verão. O bebê recebeu os primeiros atendimentos da equipe da GMA e imediatamente levado ao Hospital Municipal de Araucária, onde recebeu os primeiros atendimentos médicos e automaticamente foi acionado o Conselho Tutelar para cuidar dos procedimentos legais.
Quando tudo apontava para um caso de abandono de incapaz, é aí que a história tomou um rumo inesperado, pois quem compareceu logo na sequência ao HMA, foi o mesmo homem que acionou o plantão da guarda, acompanhado de sua filha de 13 anos de idade, informando que tinha acabado de descobrir, que o bebê encontrado, na realidade nada mais era do que sua neta, ou seja, filha de sua filha presente junto com ele, e que o mesmo desconhecia os reais fatos e a gravidez da adolescente.
A menor informou naquele instante, que a mesma havia mantido relações sexuais com o antigo vigilante do Estádio do Tupy, o que caracteriza estupro de incapaz por esta ser menor de idade, e que do ato consumado havia engravidado do mesmo.
O homem, pai do bebê encontrado, tem aproximadamente 30 anos de idade, e na época do envolvimento a menor tinha apenas 12 anos, o mesmo se mudou de Araucária após o fim das obras do estádio, mas se encontra morando na região metropolitana de Curitiba
O pai da menor afirmou nunca ter tido ciência da relação amorosa da filha com o ex vigilante, e que a família nunca percebeu que a mesma estava grávida. O estado do bebê é estável graças ao rápido atendimento da equipe da guarda municipal que atendeu a ocorrência, e também graças ao pronto atendimento médico do HMA, sem a rapidez e imediatismo da ação de ambos segmentos, com certeza a vida do bebê poderia ter estado em maior risco.
A menor de 13 anos entrou em trabalho de parto nessa manhã, e logo após o nascimento da bebê, ela encontrou forças para ter o cuidado de enrolar a criança em algumas roupas, e na sequencia procurar pelo pai, e que por medo da reação dele e da sua família, ela disse que havia encontrado a criança abandonada a beira do campo de futebol.
Os encaminhamentos legais necessários estão sendo tomados para salvaguardar e proteger não somente o bebê, mas também a menor mãe da criança, seguindo o que rege o Estatuto da Criança e do Adolescente.
O pai da menor foi orientado a fazer o boletim de ocorrência já nessa segunda-feira, para que o ex vigilante deva ser chamado para prestar informações e esclarecimentos sobre seu envolvimento com uma menor de idade, e responder criminalmente por estupro de incapaz.
Até o fechamento dessa reportagem os dados levantados, foram feitos procurando ouvir todos os órgãos competentes relacionados a ocorrência. O plantão do Conselho Tutelar afirmou que todas as medidas legais foram tomadas e que a menor e a recém-nascida já estão sendo acompanhadas pela rede de proteção do município, mas a nossa redação ainda quer ressaltar a importância de uma nota oficial do Conselho Tutelar para trazer mais luz ao fatos.
A direção do Hospital Municipal de Araucária informou oficialmente a nossa redação, que a equipe médica de plantão prescreveu antibióticos de foram preventiva para a recém-nascida, e que tanto a bebê como a adolescente que deu a luz sozinha em casa, passam bem mas inspiram cuidados.
Nossa página faz um alerta aos leitores, o de não fazer julgamentos precipitados nesse caso, ou incitar comentários contra este ou aquele lado, a justiça tem seu papel fundamentado em resolver essas questões e assim amparar e determinar quais as medidas a serem tomadas nesse caso, o mais importante é que o bebê foi encontrado com vida, passa bem e a família se apresentou ao hospital.